Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre vegetação, clima e solo

Vegetação, clima e solo são elementos da natureza que se encontram em uma contínua interdependência.


Por Rodolfo F. Alves Pena
  • Questão 1

    O que liga a floresta Amazônica, o aquecimento mundial e você?

    Há muito tempo a floresta Amazônica é reconhecida como um repositório de serviços ecológicos, não só para os povos indígenas e as comunidades locais, mas também para o restante do mundo. Além disso, de todas as florestas tropicais do mundo, a Amazônia é a única que ainda está conservada, em termos de tamanho e diversidade.

    No entanto, à medida que as florestas são queimadas ou retiradas e o processo de aquecimento global é intensificado, o desmatamento da Amazônia gradualmente desmonta os frágeis processos ecológicos que levaram anos para serem construídos e refinados.

    Ironicamente, enquanto as florestas tropicais úmidas diminuem continuamente, o trabalho científico realizado nas últimas duas décadas jogou um pouco de luz sobre os vínculos essenciais que existem entre a saúde das florestas tropicais e o resto do mundo [...].

    WWF Brasil. Por que a Amazônia é importante? Disponível em: http://www.wwf.org.br, Acesso em: 13/09/2013.

    Sobre a Floresta Amazônica, considere as seguintes afirmações:

    I. Evapotranspiração intensa e produção de umidade;

    II. Vegetação densa e fechada;

    III. Produção de oxigênio para o planeta;

    Dentre as alternativas acima, aquela (s) que demarca (m) corretamente a importância da Floresta Amazônica para a biosfera é (são):

    a) I

    b) I e II

    c) I e III

    d) II e III

    e) I, II e III

    ver resposta


  • Questão 2

    Dentre as alternativas abaixo, todas representam um exemplo de como o clima influencia as vegetações e os solos, exceto:

    a) Formação espinhosa em cactos para retenção de água em climas secos.

    b) Solos rasos na região do semiárido nordestino

    c) Formato cônico das coníferas para evitar o acúmulo de neve

    d) Galhos retorcidos nas árvores do Cerrado para facilitar a evapotranspiração.

    e) Solos pobres e arenosos em regiões de desertos.

    ver resposta


  • Questão 3

    (UFPR)

    A erosão das partículas superficiais do solo pela água ou pelo vento é um fenômeno natural, embora seja influenciado pelas atividades humanas. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

    1. Algumas atividades tradicionais no manejo da terra colocam em risco as áreas agricultáveis nos aspectos relativos à perda de nutrientes e de matéria orgânica dos solos.

    2. A erosão dos solos altera a sua textura, estrutura e queda nas taxas de infiltração e retenção de água.

    3. O processo erosivo diminui a produtividade da terra, o que leva a uma ampliação do uso de fertilizantes químicos.

    4. A erosão natural, acelerada por processos de natureza humana, pode transformar completamente as paisagens.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

    b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

    c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

    d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

    e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

    ver resposta


  • Questão 4

    Observe a figura abaixo:

    Composição das camadas externas da Terra

    “Compreende a porção do planeta onde é possível a reprodução dos seres vivos e onde ocorrem intensas trocas de matéria e energia [...]. Nela, ocorrem as interações entre a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera”.

    (BOLIGIAN, L.; ALVES, A. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2010. P.51).

    O conceito acima enunciado e o destaque sinalizado com um “x” na figura fazem referência à:

    a) astenosfera

    b) biosfera

    c) ionosfera

    d) troposfera

    e) mesosfera

    ver resposta


  • Questão 5

    (UFPE – com alterações)

    As formações vegetais, observadas na superfície terrestre, sofrem influências diretas e indiretas de numerosos fatores estáticos e dinâmicos, demonstrando a interdependência entre os elementos biológicos, climáticos e geomorfológicos. Com relação a esse tema, julgue as alternativas a seguir:

    I ( ) a altitude e a latitude são dois fatores estáticos que influenciam consideravelmente a distribuição das espécies vegetais sobre a superfície terrestre, propiciando uma zonação fitogeográfica.

    II. ( ) nas zonas frias, a vegetação de tundra é grandemente submetida à influência da luz; as plantas têm que se reproduzir muito rapidamente, produzindo, portanto, um grande número de sementes.

    III. ( ) as florestas pluviais são típicas de ambientes quentes e úmidos, geralmente sem expressivas variações de umidade; os solos nesses ambientes são repletos de húmus.

    IV. ( ) as pradarias, que dominam em ambientes temperados, de precipitações reduzidas, caracterizam-se pelas gramíneas altas, que morrem na superfície no período de inverno.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    I – Verdadeira: a Floresta Amazônica é um dos ambientes naturais que mais produzem umidade em todo o mundo. A partir da evapotranspiração das águas captadas pelos rios e pelas chuvas, emitem-se moléculas gasosas que se dispersam e se transformam em chuvas que abastecem inúmeras regiões da América do Sul. Esse processo é muito importante para o controle das temperaturas e distribuição da água;

    II – Verdadeira: O fato de a vegetação da Floresta Amazônica ser extremamente densa e fechada permite a conservação dos solos, impedindo a lavagem da camada superficial pelas águas das chuvas, favorecendo o acúmulo de matéria orgânica e evitando casos de erosão.

    III – Falsa: praticamente todo o oxigênio produzido pela Amazônia é consumido pelo próprio ecossistema que a compõe. As “verdadeiras” produtoras de oxigênio para o mundo são as algas.

    Portanto, a alternativa a ser assinalada é a Letra B.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a) Verdadeira – em regiões secas, é comum as plantas disporem de estratégias de retenção de água, a exemplo dos cactos.

    b) Verdadeira – os solos no semiárido nordestino costumam ser rasos em função do baixo índice pluviométrico anual, que empobrece a vegetação durante a maior parte do ano, deixando os solos expostos ao intemperismo, tornando-os rasos.

    c) Verdadeira – as florestas de coníferas, também conhecidas como Taiga, possuem o formato cônico justamente para evitar o acúmulo de neve durante o rigoroso inverno das regiões do hemisfério norte, onde habitam.

    d) Falsa – as árvores do Cerrado são retorcidas justamente para evitar a perda de água na evapotranspiração, em função da baixa umidade da região durante boa parte do ano.

    e) Verdadeira – As regiões desérticas propiciam a sedimentação e a arenização dos solos, em função dos fortes ventos, ausência de vegetação e, principalmente, pelo clima muito seco.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    1) Verdadeira – o uso intensivo do solo, sem as técnicas de manejo adequadas, pode desgastá-lo, empobrecê-lo e até iniciar um processo de desertificação.

    2) Verdadeira – o processo de erosão do solo ocasiona sua alteração química e física, facilitando a sua fragmentação e diminuindo o acúmulo de água e nutrientes.

    3) Verdadeira – com a erosão e a consequente perda de nutrientes, o solo empobrecido passa a ser mais vulnerável, bem como as espécies nele cultivadas, o que exige um maior uso de fertilizantes.

    4) Verdadeira – um grande exemplo de como as erosões transformam as paisagens é a extinção de rios causada pela intensa erosão de suas margens.

    Portanto, todas as afirmativas são verdadeiras – letra E.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    A porção do planeta representada pelos seres vivos e suas interações com a atmosfera, com a litosfera e com a hidrosfera é a biosfera.

    Letra b

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    I. (V) – a relação entre a altitude e a latitude com as vegetações é mediada pelo clima. Conforme as variações da localização dos pontos da Terra, modificam-se as características climáticas e, portanto, modificam-se as composições fitogeográficas.

    II. (V) – a necessidade de reprodução rápida na Tundra deve-se ao fato de, nas regiões frias onde ela se encontra, o verão ser mais curto e a presença de luz – em função da elevada nebulosidade – ser reduzida.

    III. (V) – geralmente localizadas em zonas equatoriais e com elevada precipitação, as florestas pluviais caracterizam-se pelos elevados índices de umidade durante todo o ano em função da evapotranspiração. O solo é rico em matéria orgânica em função da decomposição dos galhos e folhas das árvores.

    IV. (V) – as pradarias são basicamente constituídas por gramíneas que possuem uma vida curta graças às alterações climáticas, enriquecendo o solo com matéria orgânica.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas


Brasil Escola nas Redes Sociais