Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Sintaxe

Os conhecimentos acerca dos pontos demarcados pelas funções da Sintaxe auxiliam na construção de um discurso eficazmente elaborado.


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
  • Questão 1

    Sabe-se que a Sintaxe se apresenta como uma das partes das quais se constitui a gramática, cuja incumbência diz respeito às relações que se estabelecem entre os elementos de um discurso. Partindo desse princípio, discorra acerca da afinidade estabelecida entre tais conhecimentos e as habilidades da escrita.

    ver resposta


  • Questão 2

    Fuvest – SP

    Considere esta frase:

    “ A matança dos marginais escandalizou a população”.

    Explique os dois sentidos que podem ser atribuídos a ela.

    ver resposta


  • Questão 3

    Dado o enunciado em questão, analise-o, com vistas a responder as questões que a ele fazem referência:

    Os professores julgaram os alunos incapacitados.

    a- Podemos afirmar que a construção sintática se encontra bem elaborada? Caso sua resposta seja negativa, procure elucidar acerca das razões que o (a) levaram a chegar a tal conclusão.
    b – Ainda supondo que se trate de uma questão que necessite ser reformulada, retifique-a, de modo a tornar clara a mensagem.

    ver resposta


  • Questão 4

    (IBGE) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua:

    a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável.
    b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho do corte da cana.
    c) O rapaz presenciou o trabalho dos canavieiros.
    d) O fazendeiro agrediu-lhe sem necessidades.
    e) Ao assinar o contrato, o usineiro visou, apenas, ao lucro pretendido.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Todo discurso, quando bem elaborado, representa a materialização das habilidades e dos conhecimentos acerca dos requisitos preconizados pela linguagem escrita. Nesse ínterim, podemos afirmar que se fazem necessários os conhecimentos oriundos da Sintaxe, haja vista que a clareza das mensagens que produzimos é resultante dos aspectos relativos à concordância, à regência e à distribuição dos elementos na frase, devidamente colocados, de forma a fazer com que o interlocutor compreenda perfeitamente a finalidade discursiva em questão.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    O complemento nominal expresso – “dos marginais” – tornou o enunciado ambíguo, pois é difícil compreender se a população se sentiu escandalizada em virtude da matança, dos crimes cometidos pelos marginais, ou se a população estava escandalizada com a morte dos marginais.

    Dessa forma, podemos afirmar que a organização sintática do discurso não se apresentou assim tão bem elaborada, fazendo-se necessária uma retificação no enunciado, ora expressa por: A matança feita pelos marginais escandalizou a população.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a Não, haja vista a falta de clareza do enunciado. Tal aspecto se torna evidente em virtude de que no discurso não podemos afirmar com precisão se os alunos é que eram incapacitados ou se essa característica se refere aos próprios professores.

    b – Partindo do pressuposto de que o discurso se apresenta com ambíguo, a retificação que deve ser atribuída ao discurso pode ser assim expressa: “Os professores julgaram incapacitados os alunos”, cuja função sintática do termo “incapacitados” se revela como um predicativo do sujeito.  Ou, se o sentido for o outro, “Os professores, incapacitados, julgaram os alunos”.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    tendo em vista que os pressupostos aqui ressaltados fazem referência aos quesitos “adequada e não adequada”:

    a- Regência verbal adequada, visto que o verbo “aspirar”, neste contexto, expressa a noção de almejar.
    b- Regência verbal adequada, em virtude de o verbo “obedecer” se classificar como transitivo indireto.
    c- Regência verbal adequada, haja vista que o verbo “presenciar”, no sentido de estar presente, classifica-se como transitivo direto. 
    d- Regência verbal inadequada, visto que o verbo “agredir” se classifica como transitivo direto. Portanto, como complemento, faz-se necessária a presença de um pronome oblíquo “o”, atuando como objeto direto, ou seja: o fazendeiro agrediu-o sem necessidades.   
    e – Regência verbal adequada, pois o verbo “visar”, expressando o sentido de almejar, classifica-se como transitivo indireto.

    Como o exercício pede para marcar a questão incorreta, a resposta é d.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais