Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Doutrina Monroe

Com a Doutrina Monroe, os Estados Unidos afirmaram sua política imperialista na América Latina, sob o pretexto de evitar o assédio das potências europeias.


Por Tales dos Santos Pinto
  • Questão 1

    (UFMG) Considerando-se as relações entre a América Latina e os Estados Unidos a partir de meados do século XIX, é correto afirmar que:

    1. a abertura do canal no estreito do Panamá possibilitou o desenvolvimento de relações comerciais equilibradas entre as Américas.
    2. a consolidação dos Estados antilhanos e centro-americanos viabilizou o apoio constante do governo norte-americano às democracias destas regiões.
    3. a derrota do México, na guerra com os Estados Unidos, significou a perda de quase metade do território mexicano para este país.
    4.  a política do Big Stick, implementada pelo presidente Theodore Roosevelt, visava a estreitar o diálogo diplomático entre os países americanos.

    ver resposta


  • Questão 2

    Leia o texto a seguir.

    Doutrina Monroe

    “´[...] Devemos, portanto, pelas sinceras e amistosas relações existentes entre os Estados Unidos e aquelas potências, declarar que consideramos qualquer tentativa por parte delas de estender seu sistema a qualquer porção deste hemisfério como perigosa para nossa paz e segurança. Não interferimos e nem interferiremos nas colônias existentes ou dependentes de qualquer potência europeia. Mas, quanto aos governos que declararam sua independência que reconhecemos, depois de muita consideração e sob justos princípios, não podemos ver nenhuma interferência por parte de qualquer potência europeia com o propósito de oprimi-los ou controlar-lhes o destino como o da manifestação de uma disposição inamistosa para com os Estados Unidos. [...]”

    Trecho de mensagem do presidente Monroe ao Congresso, 2 de dezembro de 1823. In: MATOSO, Kátia M. de Q (org.). Textos e documentos para o estudo da história contemporânea. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1977.

    De acordo com a Doutrina Monroe, cujos princípios são expressos acima, avalie as afirmativas abaixo:

    (02) De acordo com a Doutrina Monroe, sucessivos governos dos EUA se viram no direito de intervir na defesa de alguns países latino-americanos contra as potências europeias, destacando-se o apoio militar à independência de Cuba, em relação à Espanha, no final do século XIX.

    (04) Contrariamente à doutrina Monroe, o presidente Theodore Roosevelt lançou a política do Big Stick, mantendo uma política de não intervenção nos negócios internos dos países latino-americanos.

    (08) Teoricamente amparados pela Doutrina Monroe, os EUA interviram, em 1903, na disputa entre o Panamá e a Colômbia, auxiliando na independência do primeiro, tendo ainda conseguido o direito de explorar comercialmente o canal que construíram no país, ligando o oceano Atlântico ao Pacífico, até 1999.

    (16) O conflito com a Espanha, amparado pela Doutrina Monroe, levou os EUA a conseguir, além da independência cubana, a anexação dos territórios do Havaí e do Alaska.

    Qual alternativa indica a somatória correta dos números que antecedem as afirmativas verdadeiras?

    1. 12
    2. 20
    3. 24
    4. 10
    5. 18

    ver resposta


  • Questão 3

    A Doutrina Monroe foi a expressão da política imperialista dos EUA em relação à América Latina, desenvolvida a partir do século XX. Sobre esta política da diplomacia externa dos EUA indique a alternativa abaixo que não corresponde a um fato relacionado à Doutrina Monroe:

    1. Conquista do território de Porto Rico.
    2. Apoio à independência cubana.
    3. Política externa de dominação econômica em países caribenhos, que receberam a alcunha de república de bananas.
    4. Construção do canal do Panamá.
    5. Perda dos territórios onde hoje se localizam as Filipinas e a Ilha de Guam.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UFSCar-SP) A Big Sticky Policy, estabelecida nos Estados Unidos da América no início do século XIX, consistiu:

    1 – numa reforma ampla do sistema policial, a fim de melhor reprimir as revoltas da população negra.

    2 – numa política interna com a qual se pretendeu corrigir os excessos do sistema federativo.

    3 – numa política externa com a qual se pretendeu reservar o direito de intervir na América latina.

    Assinale a opção correta.

    1. Apenas a alternativa 3 está correta.
    2. Apenas a alternativa 1 está correta.
    3. Nenhuma alternativa está correta.
    4. Apenas a alternativa 2 está correta.
    5. As alternativas 1 e 2 estão corretas.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Letra C. As demais afirmativas apresentam uma relação de respeito por parte dos EUA em relação aos demais países latino-americanos, o que não ocorreu na relação histórica entre eles, já que na imensa maioria das vezes prevaleceu o interesse econômico dos capitalistas estadunidenses.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra D. A política do Big Stick foi uma consequência da Doutrina Monroe. Já as anexações do Havaí e Alaska não se deram por anexação após a luta contra a Espanha.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra E. Com a Doutrina Monroe, os EUA conquistaram os territórios indicados na alternativa.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra A. A Big Stick Policy foi uma política de diplomacia externa do governo dos EUA e consistiu numa série de intervenções em países latino-americanos.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais