Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a Independência do Haiti

Liderada por escravos e ex-escravos de origem africana, a independência do Haiti resultou também na abolição da escravidão no país.


Por Tales dos Santos Pinto
  • Questão 1

    A luta contra a escravidão nas Américas ocorreu durante todo o período colonial, passando ainda a ser verificada após a independência conseguida das metrópoles europeias. Qual país foi o primeiro a abolir a escravidão em suas fronteiras?

    1. EUA.
    2. Haiti.
    3. Venezuela.
    4. Cuba.
    5. Brasil.

    ver resposta


  • Questão 2

    A Independência do Haiti ocorreu em meio a um importante contexto de conflitos sociais que eclodiram no continente europeu, sendo que seus ideais influenciaram intensamente os caminhos tomados pelos revolucionários haitianos. Qual foi o fato que ocorreu na Europa e que influenciou o processo de independência haitiano?

    1. Revolução industrial.
    2. Revolução Francesa.
    3. Unificação Alemã.
    4. Movimento ludita.
    5. Guerras napoleônicas.

    ver resposta


  • Questão 3

    (PUC-RIO) Assinale a opção correta a respeito das lutas de independência no Haiti (1791-1804) e nas Treze Colônias Inglesas (EUA - 1776-1783).

    1. Ambas promoveram a instalação de governos republicanos e a imediata abolição do trabalho escravo.
    2. O ideal federalista conformou a implantação do regime republicano no Haiti e nos EUA no momento imediatamente posterior à independência.
    3. As pressões dos grandes proprietários de terras, tanto no Haiti quanto nas Treze Colônias Inglesas, resultaram na manutenção do trabalho escravo.
    4. Diferentemente do que ocorreu nas Treze Colônias, as lutas de independência no Haiti estiveram associadas a uma série de rebeliões escravas que conduziram à abolição da escravidão.
    5. Tanto no Haiti quanto nas Treze Colônias Inglesas, facções da burguesia comercial, na defesa de seus monopólios junto às antigas metrópoles, tentaram impedir a proclamação da independência política.

    ver resposta


  • Questão 4

    FUVEST-SP) "Neste território não poderá haver escravos. A servidão foi abolida para sempre. Todos os homens nascem, vivem e morrem livres..."; "Todo homem, qualquer que seja sua cor, pode ser admitido em qualquer emprego". Artigos 3 e 4 da Constituição do Haiti, assinada por Toussaint L’Ouverture, 1801.

    Lendo o texto acima e associando-o ao processo de independência das Américas espanhola e francesa, é possível concluir que:

    1. como no Haiti, em todos os demais movimentos houve uma preocupação dominante com as aspirações populares.
    2. a independência do Haiti foi um caso especial nas Américas, pois foi liderada por negros e mulatos.
    3. na mesma década da independência do Haiti, as demais colônias do Caribe alcançaram a libertação.
    4. o movimento de independência do Haiti foi inspirado pelo modelo dos Estados Unidos.
    5. a independência do Haiti foi concedida por Napoleão Bonaparte, com base nos princípios liberais.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Letra B. O processo de Independência do Haiti, iniciado em 1791, no contexto da Revolução Francesa, resultou no fato de o país ser o primeiro a abolir a escravidão na América.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B. A Revolução Francesa estimulou a luta pela independência no Haiti, sendo que seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade foram inspiradores das ações dos revolucionários haitianos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra D. A abolição da escravidão ocorreu apenas no caso haitiano e a formação republicana instaurada no Haiti não adotava o modelo federativo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra B. A Revolução haitiana foi a única em que os setores das classes dominantes das colônias não participaram, principalmente por terem sido eliminados.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • quarta-feira | 17/07/2013 | CASSANDRA BLAS...

    Gosteii =]

  • quinta-feira | 20/06/2013 | Diéfrey...

    muito bom





Brasil Escola nas Redes Sociais