Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre as Diretas Já

Os exercícios abaixo foram elaborados para se conhecer mais sobre as Diretas Já, movimento que pretendia a realização de eleições diretas para presidente em 1984.


Por Tales dos Santos Pinto
  • Questão 1

    (UFRGS-RS) Em 25 de abril de 1984, a Emenda Constitucional das “Diretas Já!”, relativa à eleição direta para presidente e vice-presidente da República, foi:

    1. aprovada pela Câmara dos Deputados, obrigando o governo Figueiredo a controlar os grupos militares de extrema direita.
    2. rejeitada pela Câmara dos Deputados, levando à posterior formação da Aliança Democrática e à candidatura de Tancredo Neves.
    3. aprovada pela Câmara dos Deputados, permitindo ao governo o estabelecimento de medidas de emergência nos estados.
    4. rejeitada pela Câmara dos Deputados, propiciando forte reação da classe trabalhadora, que se decidiu pela formação do Partido dos Trabalhadores.
    5. aprovada pela Câmara dos Deputados, articulando-se a anistia geral e a extinção do bipartidarismo.

    ver resposta


  • Questão 2

    Por qual nome ficou conhecida a proposta legislativa de alteração constitucional cujo objetivo era realizar eleições diretas para a presidência da República?

    1. Emenda Tancredo Neves
    2. Lei Ulisses Guimarães
    3. Emenda Dante de Oliveira
    4. Emenda Paulo Maluf
    5. Lei Antônio Carlos Magalhães.

    ver resposta


  • Questão 3

    A derrota do projeto de lei das Diretas Já na Câmara dos Deputados, em 1984, obrigou os partidos de oposição ao regime militar a encontrarem outra saída para conseguirem eleger o presidente da República na eleição de 1985. Qual foi esta saída?

    ver resposta


  • Questão 4

    (PUC-SP) Após duas décadas de governos militares e de intensa campanha popular pelas diretas em 1984, as eleições presidenciais de 1985 foram:

    1. diretas, vencidas por José Sarney, candidato do PDS (Partido Democrático Social), que apoiava o regime militar.
    2. diretas, vencidas pelos partidos de esquerda que nasceram após a anistia política de 1979: PT (Partido dos Trabalhadores) e PDT (Partido Democrático Trabalhista).
    3. indiretas, vencidas pelo general João Figueiredo, da Arena (Aliança Renovadora Nacional), que se tornou o último presidente militar do Brasil.
    4. indiretas, vencidas pela Aliança Democrática, que reunia o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), de oposição, e setores dissidentes do PDS.
    5. indiretas, vencidas pelo PFL (Partido da Frente Liberal), que apoiara o regime militar e que, após a redemocratização, passou para a oposição.

    ver resposta


  • Questão 5

    Indique a alternativa que contempla a somatória dos números que precedem as afirmativas incorretas, que estão abaixo:

    04) – Reconhecido como uma das maiores manifestações populares já ocorridas no país, o movimento “Diretas Já!” foi marcado por enormes comícios em que figuras perseguidas pela ditadura militar, membros da classe artística, intelectuais e representantes de outros movimentos militavam pela aprovação do projeto de lei;

    08) – A divulgação da chamada “Emenda Dante de Oliveira” fez com que, em um curto espaço de tempo, membros do PDS, PFL e Arena passassem a organizar grandes comícios em que a população se colocava a favor da escolha direta para o cargo de presidente;

    16) – Em resposta ao Movimento Diretas Já, o general João Figueiredo, presidente da República, decretou, em 1984, medidas que voltavam a censurar os conteúdos veiculados nos meios de comunicação, com o objetivo de abafar o crescente apoio popular ao movimento.

    32) – A enorme pressão em torno das Diretas Já sensibilizou os deputados federais da época, que por apenas 22 votos de diferença aprovaram a Emenda Dante de Oliveira, levando novamente o Brasil a realizar uma eleição direta para presidente, em 1985, depois de 21 anos de regime militar.

    a) 40

    b) 12

    c) 48

    d) 20

    e) 28

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Letra B. Com a derrota das Diretas Já houve uma rearticulação política para a candidatura de Tancredo Neves ao Colégio Eleitoral.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra C. Foi o deputado federal Dante de Oliveira, do PMDB, que em 1982 apresentou o projeto de lei que proporcionava a eleição direta para a presidência da República.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    A saída encontrada foi a formação da Aliança Democrática através da escolha de um nome moderado dentro do PMDB para concorrer à presidência. O escolhido foi Tancredo Neves, que contou ainda com uma cisão do Partido Democrático Social, que formou a Frente Liberal, indicando o nome de José Sarney como vice na chapa de Tancredo. A chapa assim formada conseguiu a maioria dos votos no Colégio Eleitoral.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D. Com a derrota do projeto das Diretas Já, foi necessário um rearranjo político entre os grupos políticos que resultou na Aliança Democrática.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Letra A. PDS, PFL e Arena não apoiaram o movimento das Diretas Já como está indicado na afirmativa de número 08. E também a Emenda que previa as eleições diretas não foi aprovada pela Câmara dos Deputados, como indica a afirmativa 32.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais