Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre as grandes navegações

As grandes navegações iniciaram a expansão do domínio europeu pelo resto do mundo. Teste seus conhecimentos sobre este processo histórico.


Por Tales dos Santos Pinto
  • Questão 1

    (Fuvest) “Para o conjunto da economia europeia, no século XVI, caracterizada pela produção em crescimento e pelo aumento das transações mercantis, ao lado de um novo crescimento de sua população, o efeito mais importante dos grandes descobrimentos foi a alta geral dos preços...”

    O efeito a que o texto se refere foi provocado:

    a)      pelo grande afluxo de metais preciosos.

    b)      pela ampliação da área de produção agrícola.

    c)      pela redução do consumo de produtos manufaturados.

    d)     pela descoberta de novas rotas comerciais no Oriente.

    e)      pelo deslocamento do eixo comercial para o mediterrâneo.

    ver resposta


  • Questão 2

    Para se compreender historicamente o contexto em que se iniciou as práticas de navegações europeias que resultaram no que ficou conhecido como as Grandes Navegações, o autor do texto Grandes Navegações diz que é necessário fazer a associação entre algumas situações históricas. Indique qual das alternativas abaixo está correta.

    a)      renascimento cultural, fortalecimento dos senhores feudais e formação dos Estados Nacionais.

    b)      reavivamento comercial da Baixa Idade Média, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.

    c)      reavivamento comercial da Baixa Idade Média, formação dos Estados Nacionais e ascensão da nobreza.

    d)     controle dos mercados marítimos pelos árabes, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.

    ver resposta


  • Questão 3

    (Unicamp) Contestando o Tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540:

    “Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo”. (Citado por Cláudio Vicentino, História Geral, 1991.)

    a)      O que foi o Tratado de Tordesilhas?

    b)      Por que alguns países da Europa, como a França, contestavam aquele tratado?

     

    ver resposta


  • Questão 4

    Sobre as características das Grandes Navegações do século XV, indique a alternativa incorreta:

    a)      Em 1434, o navegador Gil Eanes ultrapassou o Cabo do Borjador, abrindo portas para a conquista lusitana sobre o litoral africano.

    b)      Desde o século XII, a entrada dos produtos orientais se dava pelo monopólio exercido pelos comerciantes italianos e árabes no Mar Mediterrâneo. Com o objetivo de superar a dependência para com esses atravessadores, Portugal promoveu esforços para criar uma rota que ligasse diretamente os comerciantes portugueses aos povos do Oriente.

    c)      Como consequência das várias expedições realizadas pelos portugueses na costa ocidental do continente africano, o navegador Vasco da Gama conseguiu chegar à cidade indiana de Calicute em 1498, e voltou a Portugal com uma embarcação cheia de especiarias.

    d)     Ao mesmo tempo em que Portugal despontou em sua expansão marítima, a Espanha, mesmo envolvida no processo de expulsão dos mouros da Península Ibérica, acompanhou os portugueses nas expedições marítimas. O fim da chamada Guerra de Reconquista foi apenas mais um passo para o fortalecimento dos espanhóis na corrida de expansão marítima.

    e)      A rivalidade entre Portugal e Espanha pela exploração das novas terras descobertas levou ambos os reinos a assinarem tratados definidores das regiões a serem dominadas por cada um deles. Em 1493, a Bula Intercoetera estabeleceu as terras a 100 léguas de Cabo Verde como região de posse portuguesa. No ano seguinte, Portugal solicitou o alargamento das fronteiras para 370 léguas de Cabo Verde, instituindo o Tratado de Tordesilhas.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    letra a. O afluxo de metais preciosos aumentou consideravelmente com as descobertas de novas minas, principalmente no continente americano, uma das principais consequências das grandes navegações.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    letra b. As situações históricas apontadas na letra b foram cruciais para as grandes navegações, já que o reavivamento comercial do último período da Idade Média criou a necessidade de ampliação dos mercados, o que seria possível apenas com o financiamento do Estado, única instituição capaz de reunir forças econômicas para as expedições. A ascensão social da burguesia também foi de suma importância, já que não era de interesse econômico da nobreza a intensificação das trocas mercantis.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Resposta A: O Tratado de Tordesilhas foi um acordo firmado em 1494 na cidade espanhola de Tordesilhas, entre Portugal e Espanha e com mediação do Vaticano, para garantir a partilha e dominação das novas terras descobertas a partir das Grandes Navegações. O tratado estabelecia que as terras que ficassem até a uma distância de 370 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde seria de dominação portuguesa. A partir desta distância o domínio pertenceria à Espanha.

    Resposta B: A contestação ocorreu principalmente pelo fato de que os demais países ficavam de fora da partilha dos novos territórios, que garantiam grandes lucros às nações em decorrência do comércio, da exploração dos novos territórios e das minas de metais preciosos que poderiam ser encontradas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    letra d. A Espanha só conseguiu se dedicar à expansão marítima após o fim das Guerras de Reconquista contra os mouros na Península Ibérica. Os conflitos impossibilitaram uma unificação dos reinos ibéricos e a destinação de recursos financeiros para o financiamento das expedições no oceano Atlântico.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • quinta-feira | 28/02/2013 | lala

    d+ amei............adorei.............gostei....... e vcs



Brasil Escola nas Redes Sociais