Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre as invasões francesas no Brasil

As invasões francesas no Brasil foram resultado da exclusão da França do Tratado de Tordesilhas.


Por Tales dos Santos Pinto
  • Questão 1

    O Tratado de Tordesilhas garantiu a partilha das novas terras a serem conquistadas no mundo apenas a Portugal e Espanha, deixando de fora outros países europeus. Nesse contexto, o Império português teve que combater os franceses, que em duas tentativas de invasão tentaram estabelecer colônias no território português na América. Sobre esses acontecimentos históricos, responda:

    1. Em quais regiões da colônia portuguesa ocorreram essas invasões?
    2. Quais os nomes dados a essas colônias e em quais anos elas ocorreram?

    ver resposta


  • Questão 2

    Para conseguir manter a França Antártica durante os cinco anos de sua existência, no século XVI, os franceses realizaram uma série de alianças com tribos indígenas locais no intuito de se fortalecer contra o exército português. Assinale a alternativa abaixo que indica corretamente a aliança entre as tribos indígenas que auxiliaram os franceses no combate aos portugueses.

    1. Confederação do Equador.
    2. Confederação dos Tamoios.
    3. Aliança dos Tupinambás.
    4. Federação Tupi-guarani.
    5. Associação Tupiniquim.

    ver resposta


  • Questão 3

    Sobre as invasões francesas na colônia americana de Portugal, indique a alternativa incorreta.

    1. No século XVI, mais especificamente no ano de 1555, os franceses fundaram a chamada França Antártica na Baía de Guanabara (atual Rio de Janeiro).
    2. Após duas tentativas malsucedidas de estabelecimento de uma civilização francesa, nos séculos XVI e XVII, no Brasil colonial, os franceses passaram a saquear, através de corsários (piratas), algumas cidades do litoral brasileiro, no século XVIII.
    3. No ano de 1615, os franceses venceram os portugueses e permaneceram no Maranhão. Mas ao não conseguirem obter lucros com o comércio na região, deslocaram-se para a região das Guianas, onde fundaram uma colônia, a chamada Guiana Francesa.
    4. Os Tamoios foram os principais povos indígenas que perpetuaram aliança com os franceses. Desse acordo surgiu a Confederação dos Tamoios – aliança entre diversos povos indígenas do litoral (tupinambás, tupiniquins, goitacás, entre outros) que possuíam um objetivo em comum: derrotar os colonizadores portugueses.

    ver resposta


  • Questão 4

    Considerando a letra A para a França Antártica e a letra B para a França Equinocial, preencha os parênteses de acordo com as características específicas de cada uma dessas tentativas de colonização francesa no litoral do Brasil colonial.

    ( ) A maior parte dos colonizadores era formada por protestantes franceses que fugiam da perseguição dos católicos em sua terra natal.

    ( ) A área invadida se localizava no litoral maranhense, onde hoje se localiza a cidade de São Luís.

    ( ) A derrota para os portugueses fez com que os franceses se deslocassem para a região das Guianas, formando a Guiana Francesa.

    ( ) A aliança com os tamoios originou a Confederação dos Tamoios, uma união de tribos indígenas que lutavam contra a ocupação portuguesa no litoral do atual estado do Rio de Janeiro.

    ( ) A derrota dessa tentativa de colonização francesa levou os portugueses a constatarem que era necessário povoar a região para evitar novas investidas, o que originou a fundação da Vila de São Sebastião do Rio de Janeiro.

    Qual alternativa abaixo indica a sequência correta de preenchimento?

    1. A; A; A; B; B.
    2. B; A; B; A; B.
    3. A; B; A; B; A.
    4. A; B; B; A; A.
    5. A; B; B; A; B.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    1. As invasões ocorreram na região da Baía de Guanabara, onde hoje se localiza a cidade do Rio de Janeiro, e também no Maranhão, na região onde hoje está a cidade de São Luís.
    2. A tentativa de colonização do litoral do Rio de Janeiro recebeu o nome de França Antártica e se deu entre os anos de 1555 e 1560. Já a invasão da região maranhense recebeu o nome de França Equinocial, numa ação realizada entre 1612 e 1615.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B. A Confederação dos Tamoios foi uma união entre diversas tribos que lutaram em conjunto com os franceses com o intuito de encerrar a influência portuguesa na região da Baía de Guanabara.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C. Os franceses não venceram os portugueses no Maranhão, foram sim derrotados, levando-os, assim, a colonizar a região da Guiana Francesa.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • segunda-feira | 16/12/2013 | ANDRESSA

    DE AS DIFERENÇAS ENTRE OS INVASOES FRANCEAS E OS IMVASOES MELONDESAS OCORRUDOS NO BRASIL

  • terça-feira | 17/12/2013 | Tales dos Santos Pinto
    0 0

    Andressa várias foram as diferenças entre as invasões dos dois povos que você citou, mas a principal é que os holandeses conseguiram se instalar no litoral da colônia portuguesa na América, ficando por algumas décadas. Isso permitiu um influência bem maior dos holandeses no território nordestino, criando uma economia sólida, principalmente pelo controle do comércio marítimo que eles detinham.





Brasil Escola nas Redes Sociais