Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a chegada dos imigrantes no Brasil

A chegada dos imigrantes no Brasil foi a alternativa encontrada pelos grandes fazendeiros para suprimir a falta de mão de obra escrava.


Por Fabrício Barroso dos Santos
  • Questão 1

    O senador paulista Nicolau de Campos Vergueiro foi o primeiro fazendeiro a trazer imigrantes europeus para trabalhar na cafeicultura. Entre os anos de 1847 e 1857, levou para sua fazenda de Ibicaba, no interior de São Paulo, os primeiros grupos de alemães, suíços e belgas. (Cotrim, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, São Paulo: Saraiva, 2002.p, 389.)

    O texto acima discutiu a questão da vinda de imigrantes para o Brasil. Assim sendo, cite e explique o principal motivo que levou os imigrantes europeus a virem para a América no século XIX.

    ver resposta


  • Questão 2

    Explique o que foi o sistema de parceria praticado pelos barões de café em relação aos imigrantes.

    ver resposta


  • Questão 3

    Sobre a Lei de terras criada em 1850 no Brasil é correto afirmar que:

    a) Foi uma política criada pelo governo de Deodoro da Fonseca com o objetivo de realizar a Reforma Agrária no Brasil.

    b) A lei de terras foi uma estratégia política da elite brasileira, em que a terra passou a ter valor de compra e de venda para impedir o monopólio de muitas terras nas mãos dos ricos fazendeiros.

    c) Foi uma lei estabelecida pela elite brasileira, em que as terras passaram a ter valor de compra e de venda para impedir que trabalhadores assalariados tivessem acesso a elas e gerassem concorrência com os grandes fazendeiros.

    d) Foi uma política reformista praticada pelo Imperador brasileiro D. Pedro I que decretou que as terras seriam adquiridas através da compra e não da posse ou da prática das sesmarias, como era feito durante o Brasil Colônia.

    ver resposta


  • Questão 4

    A entrada de imigrantes europeus no Brasil integrou uma política chamada de engenharia social. Sobre isso é correto dizer que:

    a) Tentando copiar a sociedade europeia, os intelectuais brasileiros visavam ao embranquecimento do povo brasileiro através do processo de imigração.

    b) A engenharia social fez parte da política de aumentar o processo de miscigenação do Brasil, valorizando a identidade afrodescendente da população.

    c) A engenharia social foi uma estratégia de copiar a sociedade africana como o modelo ideal de civilização para a sociedade brasileira.

    d) O objetivo de muitos intelectuais era de romper com o estereótipo de que no Brasil só havia escravos, índios e mulatos.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    O século XIX foi marcado pela Revolução Industrial que provocou profundas mudanças no sistema de produção das fábricas. Uma dessas mudanças foi o uso de modernos maquinários na produção das mercadorias, o que contribuiu para alavancar a quantidade de produtos fabricados. Por outro lado, a maquinação do sistema fabril gerou altos índices de desemprego. Dessa forma, a alternativa encontrada pela camada de desempregados foi migrar para América em busca de melhores condições de vida.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Os fazendeiros em busca de mão de obra para as colheitas de café custeavam os gastos da passagem do imigrante europeu até o Brasil. Ao chegar à fazenda para trabalhar, o imigrante recebia um pedaço de terra para plantar, mas deveria dividir o lucro obtido na colheita com o fazendeiro. No decorrer da produção, os trabalhadores europeus compravam roupas, alimentos e remédios vendidos pelos donos das terras que cobravam as despesas ao final da colheita. Desse modo, o imigrante ficava endividado ao ponto de não receber nenhuma remuneração pelo trabalho realizado na fazenda, pois os barões do café cobravam preços exorbitantes sobre os produtos fornecidos e o lucro dos trabalhadores europeus não era suficiente para pagar as contas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C. A Lei de Terras criada em 1850 determinou que as terras fossem adquiridas por meio da compra e não mais por meio da posse como era feito até então.  É importante lembrar que nesse momento da história surgiram leis abolicionistas que promoveram o fim do comércio de escravos africanos para o Brasil. A alternativa encontrada foi a utilização do trabalho livre dos imigrantes europeus que vieram em grande quantidade para trabalhar nas lavouras de café. Os grandes fazendeiros receando que esses trabalhadores adquirissem terras e promovessem uma concorrência econômica, criaram estrategicamente a Lei de Terras. Ao atribuir alto valor às terras, somente os ricos latifundiários teriam condições de comprá-las.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra A.

    A engenharia social com a vinda de imigrantes europeus foi uma estratégia dos intelectuais brasileiros de reproduzirem um modelo de sociedade parecido com o da Europa. A elite brasileira negava o caráter miscigenado da população, formada em grande parte por pessoas negras e mulatas que representavam o lado “negativo” do povo brasileiro. Desse modo, incentivando o fluxo imigratório, eles acreditavam que o Brasil passaria por um processo de “branqueamento”, aproximando-se mais do estilo social europeu.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • domingo | 14/04/2013 | alice

    otimo mi ajudo para a prova e tava certo e tirei 10



Brasil Escola nas Redes Sociais