Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Economia Mineradora (E.F.)

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Economia Mineradora e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    Indique os objetivos fundamentais das entradas e bandeiras organizadas entre os séculos XVI e XVII.

    ver resposta


  • Questão 2

    Com base no quadro abaixo, responda:

    a) Faça uma pequena descrição da forma pela qual o artista representou a figura do bandeirante nesse quadro.

    b) Essa representação está de acordo com aquilo que os documentos históricos falam sobre os bandeirantes? Justifique a sua resposta.


     

    ver resposta


  • Questão 3

    Aponte alguns dos impactos causados pelo desenvolvimento da economia mineradora no Brasil.

    ver resposta


  • Questão 4

    Explique sucintamente como o ouro era obtido pelos mineradores daquela época.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Mesmo tendo agentes de promoção diferentes, as entradas e bandeiras tinham por objetivo realizar o apresamento de índios para o trabalho escravo; a coleta de drogas do sertão para fins medicinais e comerciais; e a prospecção de regiões que pudessem conter pedras e metais preciosos. Dessa forma, observamos que as entradas e bandeiras promoveram a interiorização do território colonial através de motivações de caráter econômico.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a) Observando a figura, podemos ver que o bandeirante é colocado como um desbravador de feição compenetrada e confiante. Suas roupas e armas o colocam como um indivíduo preparado para os desafios relacionados à exploração de territórios desconhecidos e o enfrentamento dos índios selvagens. Em resumo, vemos que o bandeirante tem sua imagem ligada a noções de caráter estritamente positivo.

    b) Não. Ao comparar a representação dos bandeirantes com os documentos da época, vemos que o bandeirante não pode ser visto como esse herói positivo e bem armado. Em várias situações, as bandeiras eram organizadas com poucos recursos, sendo que muitos deles não tinham armas de fogo e atravessavam as matas descalços. Além disso, vale ressaltar que os bandeirantes empregaram de extrema violência contra os nativos que eram utilizados como escravos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    O desenvolvimento da mineração em terras brasileiras foi responsável pela formação de novos centros urbanos pelo interior, diretamente ligados à exploração do ouro. Nesse aspecto também vale ressaltar que as novas vilas e arraiais articularam uma economia interna que se desenvolvia com o objetivo de abastecer os centros de exploração aurífera. Por outro lado, vemos que a mineração abriu caminho para que Portugal ampliasse a cobrança de impostos na colônia e fortalecesse os mecanismos de fiscalização.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Geralmente, as lavras de ouro exploradas eram encontradas nas margens dos rios e na encostas de algumas montanhas. Os escravos que realizavam a extração do ouro utilizavam do almocafre para remover o cascalho e os torrões de terra que acobertavam as pepitas do lugar. Além disso, utilizavam a bateia – uma espécie de prato que realizava a separação do cascalho e do ouro pela realização de grandes movimentos circulares.      

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais