Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre o Fim do Primeiro Império

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Fim do Primeiro Império e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    Cite e explique um dos incidentes que contribuíram para que a figura política de Dom Pedro I se desgastasse ao longo de seu governo.

    ver resposta


  • Questão 2

    Quais as críticas reservadas ao imperador nas negociações que envolveram o reconhecimento da independência do Brasil pelo governo de Portugal?

    ver resposta


  • Questão 3

    Sendo uma das maiores revoltas do período, a Confederação do Equador foi motivada por quais razões?

    ver resposta


  • Questão 4

    Quais ações ligadas à abdicação de Dom Pedro I garantiram a manutenção do regime monárquico no Brasil?

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Após a morte de D. João VI, em 1826, Dom Pedro I se envolveu na disputa pela sucessão do trono português ao enviar sua filha Maria da Glória como sua sucessora ao trono que lhe era de direito. Para muitos, a preocupação do imperador para com uma questão lusitana revelava uma falta de compromisso com as várias responsabilidades que se relacionavam com o fortalecimento do Estado brasileiro e seus diversos problemas inaugurais.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Mediante as várias dificuldades econômicas enfrentadas naquela época, o pagamento de uma indenização para Portugal foi visto como um meio de beneficiar o governo lusitano após tantos anos de exploração e controle sob o nosso território. Além disso, a intitulação de D. João VI como imperador honorário do Brasil representou uma afronta aos anseios de autonomia e quebra dos antigos laços que envolviam as duas nações.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Os participantes da Confederação do Equador se voltaram contra o tom autoritário da administração de Dom Pedro I, que havia dissolvido arbitrariamente a Assembleia Constituinte e imposto a nomeação de um novo governador que não agradava as elites pernambucanas. Dadas essas ocorrências, as elites pernambucanas se organizaram na realização de uma revolta de tom separatista.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Ao decidir pela sua saída do governo imperial, Dom Pedro I deixou seu filho, D. Pedro de Alcântara, de apenas 5 anos de idade, para que assumisse o trono quando atingisse a maioridade. Dessa forma, o governo brasileiro foi assumido por uma regência que ficou no poder até que o futuro imperador desfrutasse de condições para se tornar imperador.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas


Brasil Escola nas Redes Sociais