Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a Guerra do Contestado

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Guerra do Contestado e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    Explique o conflito de terras que ocorria na região do Contestado.

    ver resposta


  • Questão 2

    Determine a influência da chegada da Brazil Railway Company no desenvolvimento da Guerra do Contestado.

    ver resposta


  • Questão 3

    Que tipo de aproximação podemos fazer entre a Guerra do Contestado e a Guerra de Canudos?

    ver resposta


  • Questão 4

    Quais as ações do governo federal em relação ao Contestado?

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Ao longo doas anos, a região do Contestado foi inúmeras vezes disputada entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Ao mesmo tempo, vemos que esse mesmo espaço era palco de uma luta por terras envolvendo sertanejos pobres, grandes proprietários de terra e grupos econômicos estrangeiros. Desse modo, vemos que a falta de uma política de distribuição de terras acabou fazendo desse espaço um foco potencial para o desenvolvimento de conflitos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    A construção da ferrovia São Paulo – Rio Grande do Sul estabeleceu a atração de uma enorme leva de trabalhadores interessados na ocupação dos postos de trabalho gerados pela obra. Em um curto prazo, milhares pessoas que buscavam oportunidade de emprego ali se fixaram. Contudo, assim que a obra acabou, as terras próximas foram adquiridas pela própria Brazil Railway Company e os vários trabalhadores perderam seus empregos  do dia para a noite.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Assim como em Canudos, a Guerra do Contestado foi organizada a partir da ação de uma comunidade independente do mando das autoridades oficiais. No caso do Contestado, os beatos José Maria e João Maria lideraram uma imensa comunidade formada de trabalhadores pobres esperando a instalação de um reino de justiça que desceria dos céus. Com isso, aliando fé e miséria,a população envolvida naquele evento formou o chamado “Quadrado Santo”. Assim como em Canudos, a formação dessa comunidade acabou gerando ataques diversos ao movimento, o que justificaria o emprego de forças militares contra o povo do Contestado.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Temendo que tal episódio viesse a fomentar a constituição de novas comunidades e a ameaçasse a autoridade republicana, o governo federal enviou um pesado contingente de tropas que determinou a expulsão dos miseráveis daquela primeira localidade. Tempos depois, uma nova força militar teve de ser usada para que outra comunidade – agora fixada na região de Irani – fosse igualmente desarticulada pelos oficiais.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais