Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Pecuária Colonial

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Pecuária Colonial e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    Tomando o desenvolvimento da pecuária colonial, responda:

    a) O que era o chamado “gado de quintal”?

    b) Qual o problema que o aumento do número de reses gerava para o desenvolvimento da economia açucareira? 

    ver resposta


  • Questão 2

    Descreva as diferenças existentes entre a mão de obra empregada nas lavouras de cana-de-açúcar e na pecuária colonial.

    ver resposta


  • Questão 3

    Qual a relação existente entre o desenvolvimento da pecuária na região sul do Brasil e o início da atividade mineradora no século XVIII.

    ver resposta


  • Questão 4

    Como o desenvolvimento da pecuária influenciou na formação do território brasileiro.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    a) O gado de quintal eram as cabeças de gado trazidas de Portugal para o Brasil para serem utilizadas no interior das propriedades rurais. Geralmente, o gado de quintal era utilizado para a realização do transporte de cargas e pessoas, no funcionamento das máquinas do engenho (tração animal) e o consumo local.

    b )Com o crescimento do número de animais, a pecuária começou a tomar parte das terras que serviam para a plantação da cana de açúcar. Dessa forma, os donos de engenho e a própria Coroa Portuguesa tomaram ações que incentivaram a prática da pecuária em regiões do interior do Brasil. Inicialmente, a atividade pecuarista expandiu ao longo do Vale do Rio São Francisco, bem como atingiu diferentes estados da região nordeste do Brasil.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Na lavoura açucareira, os senhores de engenho utilizavam da mão de obra escrava dos africanos que atravessavam o oceano Atlântico. Subordinados a uma dura rotina de trabalho, os escravos viviam em média entre 10 e 15 anos e não tinham nenhuma possibilidade de ascensão social. Já na pecuária colonial, era utilizada a mão de obra livre de brancos pobres, negros alforriados e mestiços. Além de receberem uma remuneração pelos seus serviços, esses trabalhadores tinham a oportunidade de ascender socialmente ao poderem formar seus próprios rebanhos. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    O início da atividade mineradora promoveu a atração de inúmeras pessoas interessas na exploração dos metais preciosos. Em pouco tempo, vários centros urbanos se formaram nas proximidades das minas, gerando a formação de um mercado consumidor de alimentos e produtos diversos. Por tal razão, as pastagens naturais do sul passaram a ser aproveitadas para a criação de gado a ser consumido pela população das regiões mineradoras.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    De modo geral, o desenvolvimento da atividade pecuarista foi de suma importância para que territórios inóspitos fossem ocupados e que nossas fronteiras extrapolassem os limites do Tratado de Tordesilhas. O avanço do gado e a formação das fazendas pelo interior determinaram a propriedade do princípio de uti possidetis, adotada a partir do século XVIII para determinar as possessões coloniais portuguesas e hispânicas na América.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais