Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre o Quilombo dos Palmares

O Quilombo dos Palmares foi o mais conhecido reduto de resistência africana à escravidão no Brasil.


Por Tales dos Santos Pinto
  • Questão 1

    O Quilombo dos Palmares foi o mais célebre dos locais de resistência criados pelos africanos escravizados no Brasil. Assinale a alternativa abaixo que indica a localização correta do Quilombo dos Palmares:

    1. Serra da Mantiqueira
    2. Serra do Mar
    3. Serra da Barriga
    4. Serra da Canastra
    5. Serra dos Pirineus

    ver resposta


  • Questão 2

    “A prosperidade e a capacidade de organização desse imenso quilombo representaram uma séria ameaça para a ordem escravocrata vigente. Não por acaso, vários governos que controlaram a região organizaram expedições que tinham por objetivo estabelecer a destruição dele. Contudo, os quilombolas resistiram de maneira eficaz e, ao longo de oitenta anos, conseguiram derrotar aproximadamente trinta expedições militares organizadas com este mesmo objetivo.”

    O trecho acima se refere à resistência dos africanos escravizados em qual dos quilombos existentes na história brasileira?

    1. Comunidade quilombo Kalunga, GO.
    2. Quilombo de Ambrósio, MG.
    3. Quilombo dos Palmares, AL.
    4. Quilombo de Campo Grande, MG.
    5. Quilombo Sapucaí, SP.

    ver resposta


  • Questão 3

    O quilombo dos Palmares se transformou em um importante fato histórico através do qual, atualmente, o movimento negro brasileiro buscar manter viva a memória da resistência dos africanos escravizados contra a exploração vivenciada durante toda a história de ocupação do território que hoje chamamos de Brasil. Sobre os fatos relacionados ao quilombo dos Palmares, indique a alternativa abaixo que está incorreta:

    1. Em 1694, sob a liderança do bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, as forças oficiais começaram a impor a desarticulação de Palmares.
    2. O governador de Pernambuco, Aires Sousa e Castro, e Zumbi, importante líder palmarino, assinaram o chamado “acordo de 1678” ou “acordo de Recife”.
    3. A prosperidade e a capacidade de organização desse imenso quilombo representaram uma séria ameaça para a ordem escravocrata vigente. Não por acaso, vários governos que controlaram a região organizaram expedições que tinham por objetivo estabelecer a destruição definitiva de Palmares.
    4. Instalado na serra da Barriga, atual região de Alagoas, Palmares se transformou em uma espécie de confederação, que abrigava os vários quilombos que existiam naquela localidade.
    5. Pelo acordo de Recife, o governo pernambucano reconhecia a liberdade de todos os negros nascidos em Palmares e concedia a utilização dos terrenos localizados na região norte de Alagoas em troca da promessa de que o quilombo não recebesse mais nenhum africano fugido.

    ver resposta


  • Questão 4

    O crescimento do quilombo dos Palmares estava inserido em um contexto de conflito bélico bastante conhecido na história colonial brasileira. Frente a esta informação, responda:

    1. Qual era este conflito da história brasileira?
    2. Como ele contribuiu para o crescimento do quilombo dos Palmares?

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Letra C. O Quilombo dos Palmares se localizava na Serra da Barriga, região do atual estado de Alagoas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra C. O texto se refere ao Quilombo dos Palmares que resistiu através de armas à sedição perpetrada pelos administradores coloniais portugueses.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B. O líder palmarino que assinou o acordo de Recife foi Ganga Zumba, e não Zumbi.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    1. O contexto foi o das invasões holandesas no litoral nordestino e a consequente guerra travada entre portugueses e holandeses pelo controle da região.
    2. A contribuição do conflito para o crescimento do quilombo se deveu ao fato de as batalhas enfraquecerem o controle senhorial e, consequentemente, facilitar a fuga dos africanos escravizados.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais