Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a Revolta de Filipe dos Santos

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Revolta de Filipe dos Santos e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    Indique quais as transformações ocorridas na administração portuguesa assim que foi oficializada a descoberta de metais preciosos na região das Minas Gerais.

    ver resposta


  • Questão 2

    Qual foi a reação da população mineira assim que as novas imposições foram oficializadas pela Metrópole? 

    ver resposta


  • Questão 3

    Qual foi a primeira reação das autoridades locais assim que a Revolta de Filipe dos Santos aconteceu?

    ver resposta


  • Questão 4

    Estabeleça o desfecho desse conflito.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Vivendo uma severa crise econômica ao longo de todo o século XVII, Portugal via na descoberta de metais preciosos a grande oportunidade de se recuperar. Desse modo, passou a aprimorar os mecanismos de fiscalização e ampliou o número de impostos a serem cobrados junto aos colonos. Já no ano de 1720, a capitania de Minas Gerais foi desmembrada de São Paulo e a Intendência das Minas foi criada para regular diretamente as atividades nessa mesma localidade.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Insatisfeitos com as decisões tomadas, uma multidão furiosa foi até a casa do conde de Assumar, governador da capitania, para que as exigências fossem imediatamente anuladas. Entre os rebeldes, o tropeiro Filipe dos Santos era um dos que contestavam as exigências reais na posição de líder do movimento.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Inicialmente, o Conde de Assumar concordou com as exigências realizadas pelos revoltosos e se comprometeu a tomar as medidas cabíveis para que o problema fosse resolvido. Contudo, o comportamento amistoso foi apenas uma estratégia para conter os sublevados e ganhar tempo para que as tropas oficiais fossem organizadas e perseguissem os envolvidos no levante.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Assim que as forças oficiais foram devidamente organizadas, um contingente de mais de 1500 homens tomou a cidade de Vila Rica e saiu à procura dos envolvidos. Filipe dos Santos, considerado o principal culpado pelo acontecido, acabou sendo enforcado e esquartejado.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas


Brasil Escola nas Redes Sociais