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Exercícios sobre a Sociedade Colonial

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Sociedade Colonial e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    (Fuvest)

    A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...) as distinções essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem aborígines e, mais tarde, os africanos, diferenças étnicas, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distinções e hierarquias baseadas na cultura e na cor." (STUART B. Schwartz, Segredos internos.) A partir do texto pode-se concluir que:

    a) a diferenciação clássica e medieval entre clero, nobreza e campesinato, existente na Europa, foi transferida para o Brasil por intermédio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da sociedade brasileira colonial.

    b) a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade europeia nos séculos XV e XVI.

    c) os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial.

    d) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade.

    e) a existência de uma realidade diferente no Brasil, como a escravidão em larga escala de negros, não alterou em nenhum aspecto as concepções medievais dos portugueses durante os séculos XVI e XVII. 

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  • Questão 2

    (Unisa-SP)

    Durante a maior parte do período colonial a participação nas câmaras das vilas era uma prerrogativa dos chamados "homens bons", excluindo-se desse privilégio os outros integrantes da sociedade. A expressão "homem bom" dizia respeito a:

    a) homens que recebiam a concessão da Coroa portuguesa para explorar minas de ouro e de diamantes;

    b) senhores de engenho e proprietários de escravos;

    c) funcionários nomeados pela Coroa portuguesa para exercerem altos cargos administrativos na colônia;

    d) homens considerados de bom caráter, independentemente do cargo ou da função que exerciam na colônia.

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  • Questão 3

    (Cesgranrio)

    "O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos." O comentário de Antonil, escrito no século XVIII, pode ser considerado característico da sociedade colonial brasileira porque:

    a) a condição de proprietário de terras e de homens garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial.

    b) a autoridade dos senhores restringia-se aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.

    c) as dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos.

    d) as atividades dos senhores de engenho não se limitavam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abastecimento.

    e) o poder político dos senhores de engenho era assegurado pela metrópole através da sua designação para os mais altos cargos da administração colonial.

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  • Questão 4

    (Fuvest)

    “A fundação de uma cidade não era problema novo para os portugueses; eles viram nascer cidades nas ilhas e na África, ao redor de fortes ou ao pé das feitorias; aqui na América, dar-se-ia o mesmo e as cidades surgiriam...” (João Ribeiro, História do Brasil.)
    Baseando-se no texto, é correto afirmar que as cidades e as vilas, durante o período colonial brasileiro:

    a) foram uma adaptação dos portugueses ao modelo africano de aldeias junto aos fortes para proteção contra ataques das tribos inimigas.

    b) surgiram a partir de missões indígenas, de feiras do sertão, de pousos de passagem, de travessia dos grandes rios e próximas aos fortes do litoral.

    c) situavam-se nas áreas de fronteiras para facilitar a demarcação dos territórios também disputados por espanhóis e holandeses.

    d) foram núcleos originários de engenhos construídos perto dos grandes rios para facilitar as comunicações e o transporte do açúcar.

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  • Questão 5

    (UFPE)

    Sobre o processo brasileiro de aculturação ocorrido no período colonial é falso afirmar que:

    a) mitos e lendas indígenas provocaram mudanças na cultura religiosa portuguesa do século XVI, em Portugal.

    b) a pesca, a caça e os frutos do Brasil serviram como base alimentar na culinária colonial luso-brasileira.

    c) o uso do algodão entre os nativos brasileiros para a fabricação de redes foi reutilizado pelos colonos portugueses para a confecção de tecidos rústicos.

    d) o cultivo entre algumas tribos brasileiras de frutas, milho e tubérculos foi rapidamente incorporado à agricultura de subsistência entre colonos portugueses.

    e) a cultura do fumo utilizada por nativos brasileiros tornou-se um dos hábitos culturais mais apreciados pelos europeus.

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Respostas


  • Resposta Questão 1

    Letra D. Na construção da sociedade colonial, observamos que os nativos e os negros compuseram a base dessa nova conjuntura, onde os europeus ocupavam a mais elevada condição econômica. Diferente da sociedade feudal, onde a posse da terra era o elemento fundamental de distinção social, no espaço colonial essas diferenciações também abraçaram a questão cultural, étnica e religiosa.   

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  • Resposta Questão 2

    Letra B. Os “homens bons”  restringiam-se a uma diminuta elite de pessoas comprometidas com o projeto colonial lusitano. Deste modo, somente os proprietários de escravos e terras é que tinham poder de representação política entre a população colonial. Durante muito tempo, nem mesmo os comerciantes teriam essa via de participação, que sempre fora negada à população nativa e aos escravos africanos. 

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  • Resposta Questão 3

    Letra A. Tendo em vista que o grande primeiro negócio fundado em terras coloniais foi a exploração açucareira, observamos a construção de uma hierarquia social baseada na ideia de que a propriedade de terras oferecia uma posição privilegiada. Aliado a tal fator, devemos também salientar que o proprietário de terras, em muitos casos, reforçava sua condição elitista ao ter a posse de escravos e desfrutar de privilégios garantidos pelas leis impostas pela metrópole.

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  • Resposta Questão 4

    Letra B. Não tendo um tipo de motivação único, o processo de exploração e ocupação do território brasileiro acabou  desenvolvendo-se por meio de diferentes modos. Nesse sentido, a alternativa abrange de forma bem diversificada as mais várias formas pelas quais, a interiorização pelo território e a fundação de vilas e cidades se transcorreu durante a colonização.

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  • Resposta Questão 5

    Letra A. A questão  mostra-se equivocada na medida em que sugere a transformação da cultura religiosa lusitana por meio do conhecimento do universo mítico indígena. De fato, o que podemos observar no processo de aculturação do período colonial é que o cristianismo se impõe a um grande número de índios e que a experiência religiosa cristã se reconfigura, sob certos aspectos, no ambiente colonial.

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  • segunda-feira | 10/12/2012 | Danielle

    eu amei esse site muita informação



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