Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre o Tratado de Tordesilhas

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Tratado de Tordesilhas e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    Explique qual o impacto causado pelas descobertas feitas por Cristóvão Colombo nas relações políticas entre Portugal e Espanha.

    ver resposta


  • Questão 2

    Qual foi e como funcionava o primeiro acordo diplomático firmado entre espanhóis e portugueses no que se refere à exploração de novas terras e rotas marítimas?

    ver resposta


  • Questão 3

    Qual a possível relação entre a anulação da Bula Intercoetera e a possível descoberta do Brasil, pelos portugueses, antes de 1500?

    ver resposta


  • Questão 4

    (Unicamp-SP)
    Contestando o tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540: "Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo". (Citado por VICENTINO, Cláudio. História geral. São Paulo: Scipione, 1991.)

    a) O que foi o tratado de Tordesilhas?

    b) Por que alguns países da Europa, como a França, contestavam aquele tratado?
     

    ver resposta


  • Questão 5

    Descreva o contexto em que o Tratado de Tordesilhas perdeu a sua validade.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Ao descobrir terras à Oeste, a Espanha se estabeleceu como concorrente direta de Portugal na exploração de novas terras e no controle de novas rotas comerciais. Até os fins do século XV, os portugueses empreenderam a expansão marítima comercial sem a competição de nenhuma outra nação do mundo. Desse modo, os portugueses acreditaram que poderiam ser prejudicados com a inserção dos espanhóis nesse tipo de atividade.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    No ano de 1493, sob a tutela do papa Alexandre IV, os governos de Portugal e Espanha firmaram a assinatura da chamada Bula Intercoetera. Por esse acordo, uma linha imaginária de 100 léguas a leste do arquipélago de Açores dividiria os domínios lusitanos e hispânicos. A parte a oeste ficaria sob a posse da Espanha e os territórios a leste seriam dominados pelos portugueses.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Em primeiro plano, devemos destacar que Portugal estranhamente exigiu a negociação de um novo tratado que viesse a satisfazer os seus interesses. Nesse sentido, pode-se pensar que uma nova informação ou descoberta impeliu a Coroa Portuguesa a ameaçar militarmente os espanhóis, caso um novo acordo não fosse realizado. Desse modo, a assinatura do Tratado de Tordesilhas poderia ser um modo de garantir a posse do território brasileiro antes que sua “descoberta” fosse oficialmente anunciada. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) Foi o tratado, assinado por Portugal e Espanha, que definiu as fronteiras coloniais a serem exploradas a partir do contexto das Grandes Navegações.

    b) Alguns países europeus contestavam a Tratado de Tordesilhas na medida em que este não incluía ou privilegiava a ação expansionista de outras nações que, tardiamente, também manifestaram expresso interesse na descoberta e exploração de novas terras e rotas comerciais.
     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    No ano de 1580, a deflagração da União Ibérica estabeleceu a invalidação do Tratado de Tordesilhas na medida em que as coroas de Portugal e Espanha se encontravam unidas sob um mesmo governo. Nesse contexto, observamos a realização de várias expedições religiosas e particulares que estabeleceram a exploração de territórios que extrapolavam os limites estabelecidos por esse acordo.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas


Brasil Escola nas Redes Sociais