Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre as características do feudalismo

As características principais do feudalismo estão ligadas ao poder exercido pelos nobres e clero na exploração do trabalho dos servos.


Por Tales dos Santos Pinto
  • Questão 1

    (Fatec-SP) Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é:

    1. A sociedade feudal era semelhante ao sistema de castas.
    2. Os ideais de honra e fidelidade vieram das instituições dos hunos.
    3. Vilões e servos estavam presos a várias obrigações, entre elas, o pagamento anual de capitação, talha e banalidades.
    4. A economia do feudo era dinâmica, estando voltada para o comércio dos feudos vizinhos.
    5. As relações de produção eram escravocratas.

    ver resposta


  • Questão 2

    (FASP) Podemos definir o feudalismo, do ponto de vista econômico, como um sistema baseado na produção, tendente à autossuficiência, sendo a agricultura seu principal setor. Politicamente o feudalismo caracterizava-se pela:

    1. existência de legislação específica a reger a vida de cada feudo.
    2. atribuição do poder executivo à igreja.
    3. relação direta entre posse e soberania dos feudos, fragmentando assim o poder central.
    4. absoluta descentralização administrativa.

    ver resposta


  • Questão 3

    Analise as alternativas abaixo que tratam das características do feudalismo e indique qual delas está incorreta.

    1. O servo ficava preso ao senhor feudal, devendo-lhe fidelidade, obediência e obrigações pessoais, bem como o pagamento de diferentes impostos.
    2. A Igreja, além de possuir uma grande quantidade de feudos e, consequentemente, ser a maior proprietária de terras, foi também a responsável pela difusão de valores culturais e religiosos da Idade Média.
    3. Na Baixa Idade Média, a sociedade feudal era essencialmente agrária, portanto a terra era a maior riqueza que alguém poderia possuir, ou seja, a terra foi a base econômica do sistema feudal.
    4. Em relação aos aspectos políticos, o monarca era a autoridade máxima e absoluta. Neste sentido, os senhores feudais não detinham autonomia nas áreas militar e judicial, sendo impedidos ainda de cunharem suas próprias moedas.
    5. Os servos poderiam ser ex-escravos, camponeses ou demais homens livres que recebiam casa e terra para cultivar. Esses servos eram submetidos espontaneamente ou não ao poder dos grandes senhores.

    ver resposta


  • Questão 4

    Leia o trecho abaixo sobre o trabalho de um camponês durante a Idade Média.

    Os tributos anuais pagos por um camponês francês chamado Guichard – que viveu na Borgonha (atual França), não longe das propriedades do bispo Mâcon – eram típicos desses acordos. A cada páscoa, ele dava ao cônego Étienne, seu senhor, um cordeiro; na estação do feno, devia-lhe seis peças de dinheiro. Quando chegava a época da colheita, Guichard era obrigado a dar uma medida generosa de aveia, bem como se reunir com outros camponeses para oferecer um banquete ao cônego. Na colheita da uva, Guichard pagava nova quantia em dinheiro, além dos três pães e um pouco de vinho. Estava livre de obrigações durante os magros meses de inverno até o início da quaresma, quando o senhor aguardava um capão. Na metade deste período de penitência, devia mais seis peças de dinheiro, e logo depois chegava o momento de sacrificar o cordeiro da páscoa e recomeçar todo o ciclo (...)

    Campanhas sagradas: 1100-1200. Rio de Janeiro: Time Life/Cidade Cultural, 1990. p. 31. (retirado de VICENTINO, C.; DORIGO, G. História para o ensino médio. História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2006. 2ª Edição. p. 100.)

    Agora analise as afirmativas abaixo.

    I – Além dos assuntos religiosos, o clero também se dedicava à exploração do trabalho dos servos, em terras pertencentes à igreja.

    II – As atividades econômicas de produção e pagamento de tributos pelos servos eram marcados no tempo tanto em relação às estações climáticas quanto às datas religiosas.

    III – Os tributos pagos pelo servo ao seu senhor constituíam-se apenas de pagamento em espécies, não havendo pagamento monetário.

    IV – Além do pagamento de tributos e serviços individuais, os servos eram obrigados a oferecerem coletivamente ao senhor alguns serviços e produtos.

    Em relação às afirmativas acima é possível dizer que:

    1. todas estão incorretas.
    2. apenas I e II estão incorretas.
    3. nenhuma está incorreta.
    4. apenas a III está incorreta.
    5. apenas I, III e IV estão incorretas.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Letra C. A relação pessoal, mediada por obrigações entre servos e vilões em relação a seus senhores, principalmente o pagamento de tributos, foi uma das principais características do que se denominou feudalismo, o regime de exploração e organização social vigente no espaço que hoje conhecemos como Europa.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra C. O poder político dentro dos feudos era exercido pelo senhor daquela localidade, garantindo a ele, desta forma, autonomia política. Apesar da fragmentação política gerada por esta situação, havia toda uma série de costumes comuns que eram verificados em vários feudos, bem como a relação de subordinação entre senhores de feudos distintos, o que não chegava a interferir na soberania exercida.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra D. Apesar dos monarcas exercerem certa autoridade, os senhores feudais detinham autonomia na organização política, judiciária e econômica de seus feudos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D. Os tributos obrigatórios impostos aos servos se constituíam tanto do pagamento em espécie quanto do pagamento monetário, com a utilização de moedas.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais