Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a crise do feudalismo

A partir do século XII, a sociedade europeia sofreu profundas mudanças, que, somadas aos acontecimentos do século XIV, contribuíram para a crise do feudalismo.


Por Tales dos Santos Pinto
  • Questão 1

    (UEL-PR) “[...] o aumento demográfico, ocorrido do século XI ao XVI, permitiu a multiplicação da nobreza cada vez mais parasitária. Seus hábitos de consumo tornaram-se mais exigentes e maiores, o que determinava uma necessidade de renda cada vez mais elevada. Segue-se, pois, uma superexploração do trabalho dos servos, exigindo-se destes um maior tempo de trabalho [...]”.

    O texto descreve uma das causas, na Europa, da:

    1. formação do modo de produção asiático.
    2. consolidação do despotismo esclarecido.
    3. decadência do comércio que produziu a ruralização.
    4. crise que levou à desintegração do feudalismo.
    5. prosperidade que provocou o processo de industrialização.

    ver resposta


  • Questão 2

    (UFRGS) Leia o texto abaixo:

    “Tão grande era o número de mortos que, escasseando os caixões, os cadáveres eram postos em cima de simples tábuas. Não foi um só o caixão a receber dois ou três mortos simultaneamente. Também não sucedeu uma vez apenas de esposa e marido, ou dois e três irmãos, ou pai e filhos, serem enterrados no mesmo féretro [...].

    Para dar sepultura à grande quantidade de corpos que se encaminhavam a qualquer igreja, todos os dias, quase toda hora, não era suficiente a terra já sagrada; e menos ainda seria suficiente se se desejasse dar a cada corpo um lugar próprio, conforme o antigo costume. Por isso, passaram-se a edificar igrejas nos cemitérios, pois todos os lugares estavam repletos, ainda que alguns fossem muito grandes; punham-se nessas igrejas, às centenas, os cadáveres que iam chegando; e eles eram empilhados como as mercadorias dos navios [...].”

    BOCCACCIO, Giovanni. Decamerão. São Paulo: Abril, 1981.

     

    O testemunho do escritor italiano Boccaccio faz referência ao advento da Peste Negra na Europa ocidental, a qual acelerou a crise do sistema feudal dos séculos XIV e XV.

    Assinale, entre as alternativas abaixo, o fator ao qual essa crise pode ser relacionada.

    1. Nos séculos XIV e XV, a economia europeia tornou-se predominantemente urbana, o que acarretou a falta de trabalhadores no campo para a produção agrícola. Sem boas condições de alimentação, a população ficou mais sujeita às doenças.
    2. O crescimento demográfico afirmou-se ao longo da Baixa Idade Média até um ponto em que a produção do sistema feudal não foi mais capaz de alimentar a população que ficou fragilizada.
    3. As técnicas de produção eram muito desenvolvidas para a época, a ponto de provocarem uma superprodução que gerou o desequilíbrio do sistema.
    4. A servidão, instaurada como forma predominante de trabalho na Europa ocidental a partir do século XV, enfraqueceu a população e levou à mortalidade endêmica.
    5. Como resultado da mortalidade provocada pela Peste Negra, os nobres decretaram leis para auxiliar a população camponesa.

    ver resposta


  • Questão 3

    A crise do feudalismo na Europa ocidental marcou o fim da Idade Média. Dentre as causas que são atribuídas à crise, não podemos incluir:

    1. A Guerra dos Cem Anos.
    2. A Jacquerie.
    3. A Revolução Industrial.
    4. A Peste Negra.
    5. A insalubridade das cidades.

    ver resposta


  • Questão 4

    Analise as afirmativas abaixo sobre a crise do feudalismo:

    I - Os camponeses responderam ao aumento das obrigações impostas pelos senhores com uma onda de violentos protestos que ocorreu ao longo do século XIV. As chamadas jacqueries foram uma série de revoltas camponesas que se desenvolveram em diferentes pontos da Europa.

    II - No século XIV, a peste negra espalhou-se pela Europa, causando uma grande onda de mortes que ceifou, aproximadamente, um terço da população do continente. No século XV, o contingente populacional europeu atingia a casa dos 35 milhões de habitantes.

    III - A falta de mão de obra disponível decorrente da Peste Negra reforçou a rigidez anteriormente observada nas relações entre senhores e servos. Temendo perder os seus servos, os senhores feudais criaram novas obrigações para reforçar o vínculo dos camponeses com a terra.

    Assinale as alternativas:

    1. somente se as afirmativas I e II estiverem incorretas.
    2. somente se as afirmativas I e III estiverem incorretas.
    3. somente se as afirmativas II e III estiverem incorretas.
    4. somente se todas as afirmativas estiverem corretas.
    5. somente se todas as afirmativas estiverem incorretas.

    ver resposta


  • Questão 5

    Relacione as imagens numeradas com os fatores relacionados à crise do feudalismo, referidos por letras.

    Honras fúnebres a Ticiano, de Alexandre Heese (1806-1879) *
    Crédito da Imagem: Museu do Louvre.

    Reprodução Medieval de Joana D’arc
    Crédito da Imagem: Centre Historique des Archives Nationales

    Camponeses massacrando um nobre

    1. Guerra dos Cem Anos
    2. Jacquerie
    3. Peste Negra

    A Alternativa que indica corretamente a correlação é:

    1. 1-a; 2-b; 3-c.
    2. 1-c; 2-a; 3-b.
    3. 1-b; 2-c; 3-a.
    4. 1-c; 2-b; 3-a.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Letra D.

    O modo de produção asiático não se referia à forma de organização social da Europa, como dito em “a”. O despotismo esclarecido referido em “b” foi posterior a esse período da história europeia. A crise do século XIV esteve mais ligada ao crescimento do comércio e não à ruralização como afirmado em “c”. A acumulação de capitais que gerou a industrialização não era oriunda tanto do campo, mas sim das cidades e do comércio, tornando incorreta a letra “e”.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B.

    A economia europeia não era ainda urbanizada, como exposta em A. As técnicas de produção eram pouco desenvolvidas, o que invalida a alternativa C. A servidão estava em declínio no século XV, contrariamente ao que está escrito em D. Os nobres não procuraram auxiliar os camponeses depois da Peste Negra, pelo contrário, buscaram explorá-los ainda mais, informação que invalida a alternativa E.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C.

    A Revolução Industrial não foi causa da crise do século XIV, uma vez que ocorreu depois desse período, no século XVIII.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Letra B.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais