Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre o Fascismo

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o fascismo e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    O apoio à Tríplice Entente, na Primeira Guerra Mundial, trouxe bons resultados para os italianos? Justifique a sua resposta.

    ver resposta


  • Questão 2

    Aponte duas situações que indicavam a ascensão do movimento fascista entre os italianos.

    ver resposta


  • Questão 3

    Destaque algumas das ações primordiais da política externa italiana nos primeiros anos do governo de Mussolini.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UFMG 2008) Leia este trecho:

    “Camisas negras de Milão, camaradas operários! Há cinco anos, as colunas de um templo que parecia desafiar os séculos desabaram. O que havia debaixo destas ruínas? O fim de um período da história contemporânea, o fim da economia liberal e capitalista [...] Diante deste declínio constatado e irrevogável, duas soluções aparecem: a primeira seria estatizar toda a economia da Nação. Afastamo-la, pois não queremos multiplicar por dez o número dos funcionários do Estado. Outra impõe-se pela lógica: é o corporativismo englobando os elementos produtores da Nação e, quando digo produtores, não me refiro somente aos industriais mas também aos operários. O fascismo estabeleceu a igualdade de todos diante do trabalho. A diferença existe somente na escala das diversas responsabilidades. [...] O Estado deve resolver o problema da repartição de maneira que não mais seja visto o fato paradoxal e cruel da miséria no meio da opulência.”

    (Discurso de Mussolini dirigido aos operários milaneses, em 7 de outubro de 1934. In: MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963). São Paulo: Hucitec: Edusp, 1977. p. 175-177.)

    A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que o fascismo italiano:

    a) era anticapitalista e se propunha instalar uma nova ordem social coletivista, sem classes.
    b) fazia uma defesa veemente do trabalho, destacando-o como elemento unificador das forças sociais.
    c) propunha a união do capital e do trabalho, mediada pelo Estado e baseada no corporativismo.
    d) se considerava criador de um tempo e de um homem novos, no que rivalizava com o discurso socialista.

    ver resposta


  • Questão 5

    De que forma a aprovação das leis da Carta Del Lavoro determinaram o fortalecimento do governo de Benito Mussolini na Itália?

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Não. As enormes perdas financeiras e territoriais do governo italiano não se exprimiram em ganhos territoriais que pudessem compensar o investimento feito neste conflito. De tal modo, os italianos viviam uma grave crise econômica marcada pelo aumento da inflação, a estagnação de vários setores produtivos e o desemprego. No campo político, o governo não conseguia promover uma coalizão capaz de superar os problemas que precisavam ser urgentemente resolvidos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Primeiramente, podemos destacar a ação das milícias fascistas, os chamados camisas negras, que realizavam ações de combate contra as agremiações de tendência socialista e comunista. Tempos depois, a chamada “Marcha sobre Roma”, realizada em 1922, foi capaz de expor a rápida ascensão do movimento fascista entre os italianos e impor a chegada do líder Benito Mussolini ao governo do país.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Interessado em ampliar os ganhos econômicos do país, Benito Mussolini desenvolveu uma política imperialista que resultou na conquista do território etíope, localizado na África. Tal ação, realizada a muito custo, acabou desestabilizando a organização das forças italianas em sua futura inserção nos conflitos da Segunda Guerra Mundial.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra A. Ao ter uma posição contrária ao liberalismo, o fascismo italiano não pode ser considerado anticapitalista pelo fato do mesmo adotar medidas de tal natureza interessadas no desenvolvimento da economia e o fortalecimento da classe burguesa. Ao mesmo tempo, devemos salientar que os fascistas acreditavam na mobilização das classes em prol da nação e não na simples extinção das mesmas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    A partir da aprovação dessas leis, os trabalhadores eram organizados em cooperativas controladas de perto pelo governo fascista. Deste modo, as greves constantes e a oposição política foram forçosamente substituídas por uma lógica em que o reforço dos elos junto ao Estado determinava a noção de que os interesses nacionais se faziam mais importantes que a luta de classes empreendida entre os trabalhadores e a classe burguesa. 

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas


Brasil Escola nas Redes Sociais