Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre História do Comunismo

Apesar de ter se tornado mais conhecida a partir do século XIX, a História do Comunismo mostra que a doutrina tem raízes desde a Antiguidade.


Por Tales dos Santos Pinto
  • Questão 1

    (Medicina Rio Preto - SP) As ideias básicas do chamado socialismo científico (1848-1867) definem uma reforma da sociedade a fim de:

    1. criar uma estrutura eminentemente fabril que proporcione predominância do campo sobre a cidade.
    2. conseguir a harmonia entre todos os homens organizados em comunidades.
    3. estruturar a organização social com base em cooperativas agrícolas.
    4. eliminar a propriedade privada, assim como o sistema capitalista.
    5. gerar uma nova ordem que valorize a espiritualidade do homem.

    ver resposta


  • Questão 2

    (Pelotas-RS) Os autores registram de forma pungente os dramas das populações proletárias que se aglomeravam nas cidades, na época da Revolução Industrial, vivendo em condições subumanas, entregues ao vício, incapazes de se enquadrarem nos preceitos morais da classe burguesa. A vivência desses indivíduos em uma mesma vida miserável proporciona o nascimento de uma série de movimentos sociais, muitos dos quais denunciam os males do capitalismo. Nessa época, um patrão filantropo e sensível ao problema proletário toma iniciativas que virão dar nascimento ao movimento cooperativista. Foi ele:

    1. Robert Owen.
    2. Karl Marx.
    3.  Mikhail Bakunin.
    4. Georges Soros.
    5. Friedrich Engels.

    ver resposta


  • Questão 3

    Uma das primeiras elaborações de uma ordenação social ideal, que pressupunha a eliminação das desigualdades, pode ser encontrada no filósofo grego Platão, que mesmo aceitando o escravismo, defendia, de certa forma:

    1. o fim da propriedade privada e a criação de um Estado responsável pela gestão da indústria, desenvolvendo assim as forças produtivas da sociedade.
    2. a abolição da sociedade a partir de premissas religiosas cristãs, afirmando a necessidade do fim da nobreza através de revoltas camponesas.
    3. o fim da família e da propriedade, reforçando um ideal de comunidade que colocaria em segundo plano os interesses individuais e familiares.
    4. o fim das propriedades privadas, apontando a necessidade de coletivização igualitária das riquezas, além de realizar a plantação de alimentos em lotes públicos e sua distribuição entre a população.

    ver resposta


  • Questão 4

    Ao longo da história da humanidade, uma série de pensadores apresentou modelos de organização social que superassem as desigualdades sociais existentes, apontando formas de vivência mais igualitárias que as que esses pensadores estavam inseridos.

    Aponte nas alternativas abaixo qual sentença relaciona de forma incorreta o pensador e sua proposta de mudança social.

    1. Thomas Morus – redigiu a obra “Utopia”, onde lançou novas bases, afirmando que o comunismo seria vivido por meio de mecanismos que subordinassem a individualidade em prol do coletivismo.
    2. Karl Marx e Friedrich Engels – tinham uma ousada proposta de transformação ao buscar na luta de classes e no materialismo histórico meios racionais de mudança. Para eles, as desigualdades seriam suprimidas no momento em que as classes subordinadas tomassem o controle do Estado.
    3. Robert Owen – Através do estímulo ao trabalho cooperativo, patrões, administradores e operários poderiam viver em harmonia, elevando, dessa forma, os preceitos morais e educacionais do conjunto da sociedade.
    4. Platão – defendia o fim da família e da propriedade, reforçando um ideal de comunidade que colocaria em segundo plano os interesses individuais e familiares. Porém, a união sexual deveria ter caráter permanente, sendo que a criação dos filhos seria de responsabilidade das próprias famílias.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Letra D. A ideologia do socialismo científico tinha por objetivo apontar a necessidade de superação do capitalismo para que a exploração do homem pelo homem fosse abolida da sociedade. Porém, essa situação seria alcançada através da luta de classes, política e econômica, demonstrando sua viabilidade através de uma teoria elaborada nos preceitos científicos desenvolvidos à época.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra A. Robert Owen criou experiências de trabalhos cooperativos em locais de sua propriedade, buscando uma forma social que englobasse todos os participantes de maneira harmônica, apesar das diferenças existentes na divisão social do trabalho. Além da harmonia nos locais de trabalho, Owen buscava estimular a educação e a formação moral dos trabalhadores. Foi denominado pelos alemães Karl Marx e Friedrich Engels como um socialista utópico, em oposição ao que denominavam socialismo científico.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C. Platão propunha uma modelo ideal de sociedade em que haveria uma igualdade social entre seus membros, porém tal posicionamento não o levou a criticar as desigualdades sociais existentes na sociedade grega da época.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D. O erro da alternativa está no fato de afirmar que a união sexual seria permanente e a criação dos filhos, responsabilidade das famílias. Pelo contrário, Platão defendia a união sexual temporária e que a criação dos filhos fosse feita de forma coletiva, ficando sob a responsabilidade do Estado essa tarefa.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais