Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Legado da civilização romana

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Legado da civilização romana e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    É correto dizer que as características do mundo romano desapareceram com o estabelecimento da Idade Média? Justifique a resposta.

    ver resposta


  • Questão 2

    De que modo as magistraturas da Roma Republicana influenciaram a administração pública contemporânea? 

    ver resposta


  • Questão 3

    Explique sucintamente de que modo o Direito Romano influenciou nas ciências jurídicas contemporâneas.

    ver resposta


  • Questão 4

    Qual o legado deixado pelos romanos na arquitetura?

    ver resposta


  • Questão 5

    A civilização ocidental contemporânea apresenta traços marcantes que revelam o legado cultural da civilização romana. Indique e comente dois traços.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Não. Mesmo tendo seu início relacionado à crise do Império Romano, o período medieval ainda é claramente marcado por diversos elementos da cultura romana. Sob o aspecto econômico, por exemplo, podemos destacar que o processo de ruralização da economia – que se dava através do colonato – influenciou diretamente na formação das propriedades feudais. Além disso, devemos destacar o próprio cristianismo como outro elemento formador da cultura medieval que teve sua origem e propagação no contexto do Império Romano. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    No período republicano, observamos que as magistraturas delegavam diversas das funções públicas que auxiliavam na administração e na tomada das mais importantes decisões da cidade. Da mesma forma, no mundo atual, observamos que os governos estabelecem a criação de diversos cargos que têm como função auxiliar a administração do patrimônio público.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    O Direito Romano influenciou as ciências jurídicas atuais ao estabelecer a criação de códigos específicos para se tratar de diferentes temas. Um exemplo disso é a divisão existente entre o Direito Público, que tratava dos antigos costumes e dos limites do cidadão, e o Direito Privado, que falava sobre a relação que o romano teria entre os seus familiares. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Os romanos ficaram conhecidos pela realização de grandes obras públicas que exigiram a criação de várias técnicas de construção inéditas. A utilização do cimento e a construção de arcos são alguns dos exemplos que revelam o acentuado grau de desenvolvimento da arquitetura romana. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Entre os traços que a civilização ocidental obteve da Roma Antiga, podemos destacar o uso das chamadas línguas neolatinas que se derivaram do latim falado entre os romanos; e o nosso conceito de democracia, que se assemelha ao modelo romano por ser marcado pela expansão dos direitos para diferentes parcelas da população.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais