Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre os Artistas do Renascimento

O Renascimento Cultural do século XVI teve uma grande quantidade de artistas que inovaram nas técnicas de produção de suas obras.


Por Tales dos Santos Pinto
  • Questão 1

    O renascimento cultural e artístico do século XVI teve grandes nomes da pintura entre os seus protagonistas. Assinale a alternativa que indica o artista renascentista italiano que ficou conhecido como o Pintor das Madonas.

    a)      Leonardo da Vinci

    b)      Rafael Sanzio

    c)      Giordano Bruno

    d)     Michelangelo

    ver resposta


  • Questão 2

    O Renascimento cultural e artístico europeu do século XVI foi um processo lento e prolongado de transformações que remontam ao período final da Idade Média, principalmente a partir do século XI. A partir dos seus conhecimentos referentes ao período, responda:

    a)   Quais os principais aspectos valorizados pelos artistas renascentistas em suas obras e em quais locais da Europa esta produção artística foi mais valorizada?

    b)   Cite dois pintores renascentistas e dois arquitetos do período, indicando ao menos uma de suas obras.

    ver resposta


  • Questão 3

    Sobre as principais características técnicas de produção artística, nas quais se basearam os pintores e escultores renascentistas para a produção de suas obras, assinale a alternativa incorreta:

    a)      princípios matemáticos e racionais;

    b)      o antropocentrismo;

    c)      o plano reto e motivos religiosos; ou

    d)     a adoção da perspectiva.

    ver resposta


  • Questão 4

    (FCBH-MG) O homem é o modelo do mundo. A experiência é a mestra das coisas. (Leonardo da Vinci)

    Com relação ao Renascimento artístico, literário e científico, elemento típico de transição do feudalismo ao capitalismo, podem ser feitas as seguintes afirmativas, exceto:

    a)      Os humanistas tiveram um papel extremamente importante na difusão das ideias renascentistas.

    b)      A reflexão sobre problemas humanos levou o homem renascentista à análise de sua própria individualidade, num esforço de autoconhecimento.

    c)      A visão de mundo político-religiosa medieval continuava a ser o elemento fundamental para a compreensão do homem e do mundo.

    d)     A riqueza proveniente do comércio financiou artistas, cientistas, arquitetos, que passaram a ser contratados para dar forma às novas realidades sociais.

    e)      O racionalismo passou a ser a pedra de toque da mentalidade renascentista, estimulando o nascimento da ciência moderna.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Letra b

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a)   Os principais aspectos valorizados pelos artistas renascentistas remontam ao que era apreciado na Grécia e em Roma, durante a Antiguidade Clássica, como o racionalismo, o espírito crítico e o naturalismo. Os principais locais desta produção artística do século XVI foram as cidades italianas, como Florença, estendendo-se posteriormente ao restante da Europa.

    b)   Entre os pintores temos Leonardo da Vinci, que pintou a “Última Ceia” e a “Monalisa”, e Michelangelo autor das pinturas das paredes da Capela Cistina em Milão. Entre os arquitetos, podemos citar Fillipo Brunelleschi, que projetou a Catedral de Santa Maria del Friore e o Palácio de Pitti, ambos em Florença, e Donato Bramante, cuja principal realização foi a catedral de São Pedro no Vaticano.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra c.

    O plano reto e os motivos religiosos eram uma característica artística da arte na Idade Média, dominada principalmente pela Igreja Católica. A arte renascentista surge em oposição ao que foi produzido pelos artistas medievais, adotando a razão e a utilização da matemática na elaboração de suas obras, resultando no uso da perspectiva de fundo nas pinturas. Além disso, o homem era o tema principal destes artistas, daí o motivo de caracterizar esta arte como antropocêntrica.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra c.

    A visão de mundo do renascentismo passou a ser pautada na razão e no conhecimento produzido pela experiência do ser humano, como indica a citação de Leonardo da Vinci no início da questão. Por ser um movimento cultural de ruptura, a visão destes artistas era contrária à apregoada pela Igreja Católica durante o período medieval.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • sexta-feira | 27/06/2014 | Neuzelina Lope...

    Gostei dos exercícios. Muito bom. É de grande valia para meu trabalho. Obrigada!

  • domingo | 11/08/2013 | Gabriell Nathan

    Ótimo isso muito bom mesmo. !!!





Brasil Escola nas Redes Sociais