Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    Observe a gravura:


    (Gravura representando o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, 1914)

    A partir dessa imagem, estabeleça a relação presente entre o assassinato de Francisco Ferdinando e o começo da Primeira Guerra Mundial.

    ver resposta


  • Questão 2

    (PUC- Campinas) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

    a) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.

    b) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.

    c) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.

    d) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.

    e) O desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

    ver resposta


  • Questão 3

    Observe a foto destes soldados britânicos entrincheirados durante a Primeira Guerra Mundial.

    Com base nessas informações, responda:

    a) Identifique as duas fases que marcam os conflitos da Primeira Guerra Mundial.

    b) Descreva as dificuldades experimentadas pelos soldados que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra.

    ver resposta


  • Questão 4

    Estabeleça a relação existente entre a Primeira Guerra Mundial e o desenvolvimento da Revolução Russa.

    ver resposta


  • Questão 5

    Faça a leitura do seguinte texto:

    “Impôs-se à Alemanha uma paz punitiva, justificada pelo argumento de que o Estado era o único responsável pela guerra e todas as suas consequências (...)” HOBSBAWM, Eric J., Era dos extremos: o breve século XX: 1914 – 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

    a) Aponte qual foi o principal tratado assinado após a Primeira Guerra Mundial.

    b) Com base no texto e nos pontos do Tratado de Versalhes, explique por que o historiador britânico Eric J. Hobsbawm diz que os alemães foram alvo de uma “paz punitiva”.

    ver resposta


  • Questão 6

    Qual era e como funcionava o plano que os alemães prepararam para a Primeira Guerra Mundial?

    ver resposta


  • Questão 7

    Conforme sabemos, os preparativos da Primeira Guerra Mundial já aconteciam ao longo do século XIX. Partindo dessa premissa, responda:

    a) Indique a relação existente entre o imperialismo e a deflagração da Primeira Guerra Mundial.

    b) Cite alguns dos armamentos utilizados para esse mesmo conflito e explique o impacto causado por essas armas na guerra.

    ver resposta


  • Questão 8

    Aponte as justificativas que explicam a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial, em 1917.

    ver resposta


  • Questão 9

    Explique por que alguns críticos dizem que a assinatura do Tratado de Versalhes determinou a perda da chance que os países vencedores tinham para selar a paz.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Apesar de não ser o motivo que explica a deflagração da Primeira Guerra Mundial, o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando é o evento responsável pela ativação das alianças militares já firmadas antes do conflito. Inicialmente, a declaração de guerra da Rússia contra o Império Austro-húngaro foi o primeiro passo para que outras potências europeias se envolvessem no confronto.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a) FALSA. Apesar de serem detectadas crises do capitalismo no século XIX, nenhuma delas chega ao ponto de questionar a viabilidade do sistema econômico. Além disso, a instabilidade política e econômica do século XIX esteve restrita apenas a algumas nações que desenvolviam o seu processo de unificação.

    b) VERDADEIRA. O fato de a industrialização ter ocorrido de forma desigual, motivou a criação de rivalidades entre as nações da Europa. De um lado, nações como França e Inglaterra se mostravam preocupadas em conservar sua situação de vanguarda. Do outro, países como Alemanha e Itália pretendiam acelerar o desenvolvimento de suas economias ao buscar territórios de exploração imperialista em regiões já ocupadas por outras nações capitalistas.

    c) FALSA. Apesar dos inúmeros acordos e tratados, a disputa econômica entre as nações europeias fomentou um clima de tensões que logo ofereceria a guerra como meio de resolução.

    d) FALSA. Os fatos citados estão relacionados a eventos que antecedem a Segunda Guerra Mundial.

    e) FALSA. Os países norte-americanos não tiveram papel marcante nas disputas imperialistas que antecedem a Primeira Guerra Mundial.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    a) Para responder essa questão, basta identificar os dois momentos distintos da Primeira Guerra Mundial. Entre 1914 – 1915, a Guerra de Movimento esteve marcada pelos violentos ataques dos exércitos alemães. Já entre 1915 e 1917, a guerra de posições demonstra o maior equilíbrio de forças entre os inimigos que lutavam na guerra.

    b) As trincheiras impunham aos soldados condições de vida extremas, onde tinham que se submeter à insalubridade e o desconforto das valas que separavam os exércitos inimigos. Não raro, as trincheiras se transformavam em foco de doenças que poderiam ser tão mortais quanto o poder de fogo das armas inimigas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Apesar de não justificar a eclosão da revolução, o envolvimento da Rússia na Primeira Guerra Mundial foi ponto fundamental para que o regime czarista chegasse ao seu fim. As mortes e recursos financeiros causados na guerra aprofundaram o desgaste para o governo russo que se desenvolvia desde o século XIX. De fato, foram os bolcheviques, participantes da “Revolução de Novembro”, que determinaram a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    a) O candidato deve fazer menção ao Tratado de Versalhes.

    b) Nessa questão é necessário apontar que a Alemanha foi vítima de uma “paz punitiva” ao ser obrigada a reduzir os seus exércitos e pagar pesadas indenizações para as nações que venceram o conflito. No pós-guerra essas exigências impuseram graves problemas sociais e econômicos ao povo alemão. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 6

    Visando obter a vitória rapidamente, os alemães adotaram o chamado Plano Schlieffen. Segundo tal plano, os alemães utilizariam 90% de seus exércitos em uma violenta frente ocidental que determinaria a conquista do território francês. Em um primeiro momento obtiveram sucesso, mas logo não resistiriam à equiparação de forças que ficou marcada pelo uso das trincheiras.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 7

    a) Retomando o contexto político do século XIX, vemos que as nações que se industrializaram tardiamente (como Itália e Alemanha) tinham amplo interesse em buscar zonas de dominação do espaço afro-asiático, já dominado por outros países como Inglaterra e França. Dessa forma, a disputa por essas terras acabou contribuindo para que as relações diplomáticas entre essas nações se agravassem até que a guerra se transformasse na única solução possível ao choque de interesses desenvolvido.

    b) Sendo um conflito sem precedentes, a Primeira Guerra Mundial inaugurou uma série de novos armamentos e tecnologias bélicas. Entre estas, podemos destacar o uso do lança-chamas, dos tanques de guerra, armas automáticas, bombas de efeito asfixiante e gases tóxicos. Chegando ao seu fim, a “Grande Guerra” arrebatou uma quantidade de vidas nunca antes observada.
     

     

    voltar a questão


  • Resposta Questão 8

    Antes de entrar na Primeira Guerra, os EUA apoiavam os aliados com a venda de produtos industrializados e o empréstimo de recursos financeiros. No ano de 1917, a saída da Rússia poderia garantir a vitória dos alemães e a derrota das nações apoiadas pelos norte-americanos. Dessa maneira, os Estados Unidos entraram na disputa para derrotar as potências centrais e, dessa forma, evitar os prejuízos que seriam causados com a derrota de seus aliados europeus.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 9

    Analisando os pontos que fundamentam esse tratado, vemos que as nações vitoriosas buscaram impor pesadas sanções contra a Alemanha, vista como grande responsável pelo conflito. Dessa forma, alimentaram um terrível sentimento de revanche que fomentou o desenvolvimento das ações que permitiram o acontecimento da Segunda Guerra Mundial.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • domingo | 30/03/2014 | Lucila Ferreir...

    gostei muito das atividades

  • sexta-feira | 28/03/2014 | Evelyn

    Colei Muito por conta desse site, ajudou muito!

  • quinta-feira | 20/03/2014 | rafaela oliveira

    v/w...me ajudou muito msm...Obrigada...

  • quarta-feira | 26/02/2014 | ana caroline

    adorei vlw msm me ajudo de +





Brasil Escola nas Redes Sociais