Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre a Revolução Francesa

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Revolução Francesa - Assembléia Nacional e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    Descreva a situação econômica da França antes da convocação dos Estados Gerais.

    ver resposta


  • Questão 2

    Qual a intenção política inicial quando o governo francês promoveu a convocação dos Estados-Gerais?

    ver resposta


  • Questão 3

    Como era feita a organização dos votos nos Estados-Gerais? E de que modo esse sistema privilegiava a nobreza e prejudicava os burgueses?

    ver resposta


  • Questão 4

    Qual ação o Terceiro Estado tomou para que o governo francês aceitasse transformar os Estados Gerais em uma Assembleia Nacional Constituinte?

    ver resposta


  • Questão 5

    Em que medida a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte, acabou não impondo profundas transformações no cenário social e político francês?

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    Antes da convocação dos Estados Gerais, uma terrível seca havia afetado as plantações francesas e imposto uma grave crise de abastecimento entre a população. Ao mesmo tempo, o governo do país experimentava uma grave crise financeira que se desenvolvia sob a responsabilidade de um governo monárquico interessado em sustentar os privilégios e benesses que as classes aristocrática e clerical usufruíam nesta mesma época de crise.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Os nobres e grandes proprietários de terras almejavam realizar a consagração de leis que amenizassem os problemas econômicos nacionais. Por outro lado, burgueses, pequenos comerciantes e trabalhadores desejavam que os Estados-Gerais tivessem a capacidade de realizar mudanças ainda mais profundas, capazes de aplacar os anseios de grande parte da população.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Tradicionalmente, os votos dos Estados-Gerais eram contabilizados “por Estado”. Ou seja, a escolha mais votada pelos integrantes de cada Estado contabilizava apenas um voto nas modificações jurídicas a serem aprovadas por aquela assembleia. Com isso, ao ter o frequente apoio do clero, a nobreza conseguia aprovar ou vetar a maioria das leis. Por outro lado, o Terceiro Estado, representante da burguesia, mesmo tendo a maioria numérica, não conseguia aprovar leis por ter apenas um voto garantido a seu favor.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Não aceitando as reformas limitadas propostas pela nobreza e se sentindo prejudicados pelo sistema de funcionamento dos Estados-Gerais, os integrantes do Terceiro Estado se rebelaram no Palácio de Versalhes e se trancaram em uma sala jurando sair de lá somente quando a França pudesse ter uma constituição inédita. Mediante os problemas da época e as urgentes necessidades de reforma, clero e nobreza acabaram acatando o estabelecimento dos Estados Gerais. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Apesar de se sustentar em princípios de igualdade, liberdade e fraternidade, a Declaração se mostrou limitada e conservadora ao preservar o direito de propriedade da nobreza e determinar o sufrágio censitário como critério de concessão do direito ao voto a cada um dos cidadãos franceses. 

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • quinta-feira | 14/11/2013 | lucia

    foi otimo me ajudou bastante,muitissimo obrigado



Brasil Escola nas Redes Sociais