Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Revolução Russa

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Revolução Russa e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    Leia o texto a seguir.

    “Que a Rússia czarista estava madura para a revolução, merecia muitíssimo uma revolução, e na verdade essa revolução certamente derrubaria o czarismo, já fora aceito por todo observador sensato do panorama mundial desde a década de 1870” – Eric J. Hobsbawn

    a) Com base nessa afirmação, destaque a situação econômica da Rússia antes que o processo revolucionário de 1917 acontecesse.

    b) Identifique e explique dois levantes que antecederam a Revolução Russa.

    ver resposta


  • Questão 2

    Leia o seguinte relato de Richar Pipes, autor do livro “O comunismo”:

    O partido Operário Social-Democrata foi organizado, formalmente, em 1903, em um congresso em Londres. Lá o movimento imediatamente dividiu-se em duas facções, uma liderada por Martov, apelidada ‘menchevique’, e outra por Lênin, que chamava a si mesmo do ‘bolchevique’.

    a) Determine as divergências políticas existentes entre os bolcheviques e mencheviques.

    b) Explique por que os bolcheviques derrubaram o governo provisório menchevique criado em fevereiro de 1917.

    ver resposta


  • Questão 3

    Observe a seguinte charge:


    O Estado de São Paulo, 18/05/1919

    Observando a gravura e o texto publicitário, explique qual o princípio do bolchevismo está sendo evocado por este documento.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UFFRJ) Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação econômica - o índice de desespero do país é eloquente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o "comunismo de guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política Econômica.
    NETO, J. P. "O que é Stalinismo". São Paulo: Brasiliense, 1981.

    Sobre a chamada Nova Política Econômica é correto afirmar que:

    a) ela reintroduziu práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de 1917, que se traduziram num abandono temporário de todas as transformações socialistas já feitas e um retorno ao capitalismo.

    b) ela consistiu na manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia (como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores.

    c) ela significou fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva, os Kolkhozes.

    d) seu resultado foi catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas na economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu fome em grande escala.

    e) ela significou, com a abertura para o capitalismo, um aumento substancial da produção industrial, mas, ao mesmo tempo, por ter retirado todos os incentivos anteriormente concedidos à produção agrícola, foi a razão da ruína do campo.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    a) Antes que a revolução acontecesse, a Rússia vivia uma situação econômica marcada pela questão do atraso. A grande parte do país dependia da produção agrícola e os camponeses viviam subordinados ao mando de uma pequena faixa de grandes proprietários de terra. Ao mesmo tempo, a industrialização do país se dava pela força do capital estrangeiro e da exploração sistemática de uma classe operária em formação.

    b) O Domingo Sangrento e a rebelião do Encouraçado Potemkin foram dois eventos que indicavam a grave crise que ameaçava o regime czarista, ambos realizados no ano de 1905. No primeiro, um grupo de operários foi assassinado durante uma manifestação pacífica onde reivindicavam aumento de salários e melhores condições de vida. No segundo, um grupo de militares tomou uma embarcação oficial em sinal de protesto à manutenção do país na Guerra Russo-japonesa.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    a) Os bolcheviques acreditavam que o governo czarista deveria ser imediatamente substituído por um governo socialista controlado pelos trabalhadores. Em contrapartida, os mencheviques defendiam que o governo pós-czarista deveria ser entregue para os burgueses que, por sua vez, desenvolveriam as forças produtivas do país para só depois abrir caminho para as transformações de natureza socialista.

    b) Inspirados pelas críticas de Lênin registradas nas “Teses de Abril”, os bolcheviques organizaram uma força militar que tomaria frente do governo russo. Além deste suporte ideológico, a decisão de manter a Rússia na Primeira Guerra Mundial foi ponto fundamental para que a população promovesse a derrubada dos mencheviques.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Na imagem, o garoto que pede a partilha do chocolate seria o praticante do bolchevismo, termo que significa o mesmo que socialismo. De fato, o pensamento socialista determina que a noção de posse seja abolida em favor de uma sociedade em que todas as pessoas tenham um mesmo padrão de vida. Dessa forma, todas as forças produtivas e a riqueza gerada pelas mesmas deveriam ser divididas igualitariamente.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    a) FALSA. Antes da revolução, a Rússia não havia experimentado nenhum tipo de política socialista. Dessa forma, a NEP não poderia representar um retorno a algo que nunca fora anteriormente instituído.

    b) VERDADEIRA. Observando o grave desgaste causado pela Primeira Guerra Mundial e a própria Guerra Civil, Lênin permitiu que ações políticas capitalistas convivessem temporariamente com o governo socialista. Desta forma, ele pretendia fomentar uma rápida recuperação da economia nacional.

    c) FALSA. Mesmo apresentando ações de natureza socialista, a questão se invalida ao não considerar a abertura que a NEP dava a algumas práticas econômicas capitalistas.

    d) FALSA. A NEP foi uma hábil solução encontrada por Lênin para arrefecer os terríveis efeitos que o processo revolucionário tinham imposto à economia russa.

    e) FALSA. A NEP organizou uma série de medidas que pensavam a situação econômica russa de forma global. Nesse aspecto, os setores industrial e agrícola foram atingidos por medidas que combinavam a socialização das riquezas e o desenvolvimento das forças produtivas através de ações capitalistas.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • terça-feira | 20/05/2014 | mateus vieira

    Legal

  • terça-feira | 16/07/2013 | MAY

    MUITO BOA ESSA PAGINA





Brasil Escola nas Redes Sociais