Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Exercícios sobre Socialismo

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Socialismo e veja a resolução comentada.


Por Rainer Gonçalves Sousa
  • Questão 1

    Como podemos diferenciar o socialismo utópico do socialismo científico?

    ver resposta


  • Questão 2

    Defina o materialismo histórico.

    ver resposta


  • Questão 3

    De que forma a dialética interfere no modo que os socialistas compreendem o mundo?

    ver resposta


  • Questão 4

    De acordo com o pensamento socialista, qual a relação entre a teoria da mais valia e a exploração da força de trabalho dos operários?

    ver resposta


  • Questão 5

    “Os proletários nada têm a perder com ela [a revolução], a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos.”
    (Karl Marx e Friedrich Engels)

    Neste trecho do Manifesto Comunista escrito há 150 anos, estão expressos alguns dos fundamentos do socialismo científico, cujos princípios são:

    a) internacionalismo e dialética idealista.

    b) ditadura do proletariado e organização dos Sovietes.

    c) corporativismo e materialismo dialético.

    d) comunismo e nacional-socialismo.

    e) materialismo histórico e luta de classes.

    ver resposta




Respostas


  • Resposta Questão 1

    No socialismo utópico, percebemos a existência de um princípio de racionalidade interessado em formular uma nova sociedade capaz de superar as diferenças entre os indivíduos. Esse mesmo interesse se mostra presente no socialismo científico, mas com a diferença de que ele parte de uma profunda investigação das características sociais, econômicas, políticas e culturais que revelam a feição e os problemas inerentes à sociedade industrial. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Dado como um dos alicerces conceituais mais importantes do marxismo, o materialismo histórico acredita que toda característica das civilizações existentes no mundo se dá pela forma com que os seus integrantes produzem, organizam e distribuem as suas riquezas. Com isso, vemos que os socialistas não acreditam que as formas de pensar e agir estejam encerradas no campo unitário de suas ideias, pois elas também são fruto dessas condições materiais existentes em diferentes épocas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Na condição de estudiosos, os socialistas não acreditam que as condições sociais de uma civilização sejam naturais ou inquebrantáveis. Em sua fala estabelecem o confronto das ideias e, principalmente, das classes sociais como molas propulsoras das transformações que marcam a experiência do homem ao longo do tempo. De modo específico, se interessam na dialética entre a classe burguesa e a classe trabalhadora como pontos chave para a superação da sociedade capitalista.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Analisando atentamente o processo de produção da riqueza, o pensamento socialista observa que os trabalhadores têm sua força de trabalho explorada na medida em que recebem um salário que representa uma parte mínima da riqueza que produzem ao longo do tempo. Com isso, além de não recompensar o trabalhador com uma remuneração proporcional à riqueza que produz, o sistema capitalista o impede de superar tal condição mediante a dependência criada pelo salário capaz de oferecer a ele o atendimento de suas demandas mais essenciais.   

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Letra E. Ao conclamar os trabalhadores para a luta, o socialismo científico reafirma a transformação das condições materiais de nossa sociedade (materialismo histórico) por meio de uma luta de classes em que os trabalhadores deveriam impor seus interesses por meio de uma revolução liderada por eles mesmos.

    voltar a questão


Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas




Brasil Escola nas Redes Sociais